Em setembro de 1986 a revista Motor 3 publicou um comparativo entre os grandes esportivos nacionais do momento equipados com motor de 1.8 litro: Gol GT, Monza S/R e Passat GTS Pointer.
VÍDEO
No final, o último parágrafo declarava: “Como deu pra ver, enquanto falamos de esportividade (desempenho geral) o Passat destacou-se dos demais”. Aliás, lendo a matéria toda foi possível notar que o fastback deixou os adversários para trás em aceleração e velocidade máxima.
Quando o destaque dessa semana, ano 1988, chegou ao local das fotos, logo provocou curiosidade geral. Alguns passavam bem devagar, outros abaixavam o vidro tecendo elogios e outros ainda paravam na calçada para dar uma olhada. Realmente, como era previsível, os esportivos da década de 80 vêm ganhando seu lugar – merecido – ao sol.
Ronnie Oyama é o quarto dono e não esconde sua paixão pelo modelo. Ele me contou que há muitos anos teve um parecido, só que 1986. A cor vermelho Tornado realça seu espírito esportivo e dá um ar fantástico de jovialidade ao modelo. É como se o tempo não tivesse passado.
Mas ele passou. E isso é ótimo. Por trás do aspecto original se esconde um bólido adormecido, com detalhes de mecânica e acabamento que dariam inveja a qualquer colecionador de máquinas alemãs ou italianas. A começar pelo som, o melhor dos anos 80, com toca-fitas Pioneer KEX-65, antena elétrica Truffi e alto-falantes 6988, também da Pioneer. Gostou? E ainda tem mais.
Olhando com atenção é possível notar que há algo diferente com as rodas. “Elas são originais, mas customizadas, agora aro 15 e tala de 7 polegadas”, ressalta. O pacote de rodagem conta também com pneus semi-slick R888 da Toyo e amortecedores Koni. Abri a porta e notei os belíssimos bancos Recaro, agora revestidos em couro. E o painel, com mais surpresas...
A expressão “bólido adormecido” vai fazer sentido agora. O carro passou pelas mãos de Eduardo Keller, da Keller Preparações, e ganhou fôlego extra. “O motor é 1.8 a álcool, comando de 288º, escape 4x2x1 em inox de ponta a ponta e injeção Fueltech com 4 ITB's (Individual Throttle Bodies)”, revela. A potência medida no dinamômetro foi de 171,3 cv e 22,8 kgfm de torque a 4.200 rpm. O capricho no acabamento do painel simula um porta-fitas e esconde o visor eletrônico do sistema. Nota dez.
A coisa mais legal da injeção é justamente dar uma aparência clássica ao cofre – com as famosas cornetas – mas ao mesmo tempo manter o carro funcionando como um relógio, graças à tecnologia, sem a necessidade de cuidados extras que um carburador exige. Em uma pisada mais forte, por exemplo, o ronco é idêntico à versão carburada, como se os Webers estivessem sugando o ar. Em outras palavras, música para os ouvidos de qualquer apaixonado por automóveis.
O Ronnie me disse ainda que certa vez a esposa até perguntou quando ele iria trocar o Passat. “Nunca”, ele respondeu categoricamente. E tem mais. “Meu filho, que hoje tem 7 anos, ainda vai aprender a dirigir neste carro. Eu prometo”. Então, até a próxima semana!
9 comentários:
Belíssimo!
Sou fã deste Pointer. Belo trabalho do Keller aliado a um proprietário exigente. Meu singelo e judiado Village um dia chegará nestes calcanhares!
Parabéns pela matéria Renato.
Rodrigo Vieira - Editor
Autodynamics.com.br
Fabuloso!
Este Passat merece destaque, com certeza é um dos Passat mais bonito do Brasil, as alterações não agrediram a originalidade do carro.
Carro referência para modificações.
O Renato manda muito bem nas matérias.
Abraços
Daniel
carrosdecolecionadores.com.br
Muito lindo meu amigo...Parabéns ao capricho...também sou apaixonado por carros dessa época. Abração ai pra vcs. Té a próxima.
Parabéns pela materia e o carro está espetacular!!! Tenho um Passat Pointer ano 1988, Cinza, e sinto que terei de vender pq vou mudar para um apartamento.
Grato, Elias@balilla.com
Um belíssimo exemplar com uma ótima preparação. O estado da arte!
Parabéns pela matéria, Renato!
[]'s!
perfeito com toques de modernidades exatos para nao perder a identidade dessa grande maquina
Mais um Belo pelas lentes do Bellote!
...e mais uma matéria fantástica e bem ilustrada do derradeiro esportivo de verdade dos anos 1980.
abs. e Parabéns por mais estes cliques, que enriquecem ainda mais a sua galeria.
ALYSSON PRADO "BALO"
Amigo, muito bonito o carro.
Eu possuo um Pointer 86 prata e quero restaurá-lo, você poderia me passar o contato de seu(s) restaurador(es)?
Abraço!
José Fernando
fernandofabreu@hotmail.com
Este Passat esta muito lindo...
Postar um comentário