Uso urbano ou fora-de-estrada. Alguns modelos nasceram para transitar entre esses dois meios heterogêneos. Essa é a idéia do Volvo V40 Cross Country, que acaba de chegar ao Brasil. E a empresa conhece bem a proposta, já que utilizou a sigla em um modelo marcante dos anos 90: a XC90.
A última quarta-feira a marca convidou a imprensa especializada para conhecer a versão, que passa a ser a mais cara da linha, especialmente quando equipada com os dois pacotes especiais (Safety e High Tech). O modelo traz rodas de 18 polegadas, um kit estético composto de saias laterais, aerofólio e a designação no pára-choque traseiro.
O trajeto de teste partiu de São Paulo em direção a Itu passando por um trecho de terra batida. Nesse percurso foi possível notar a diferença de 40 mm de altura em relação às outras versões. Os pneus não têm o perfil tão baixo, mas se ressentem um pouco nesse ambiente.
Já no quesito segurança o V40 se destaca. Vale lembrar que ele é o carro mais seguro do mundo. E nesse sentido temos airbag para pedestres e aviso de ciclistas e pedestres (pacote Safety). Além disso, o SOS e Volvo On Call ajudam no caso de pane ou acidente.
O motor de cinco cilindros, 2 litros e turbo é um ponto forte. Os 210 cv estão sempre bem dispostos para trabalhar, juntamente com a transmissão Geartronic. O torque é de 30,6 kgfm. Assim como em outros modelos da marca, faltam os paddle shifts no volante, mas as trocas podem ser feitas na alavanca.
Passamos por dois lugares interessantes. O primeiro, o Armazém do Limoeiro, foi fundando em 1901 e traz toda a história de mais de um século pendurada nas paredes. Já o almoço foi na Fazenda Vassoural, de 1793, com menu especial servido pelo chef Alex Caputo, que seguiu o conceito Gastronômade.
Abaixo temos a ficha técnica, valores e a galeria de fotos exclusiva.
FICHA TÉCNICA
Motorização
5 cilindros, 2 litros, turbo
Potência: 210 cv
Torque: 30,6 kgfm
Transmissão: Geartronic (6 marchas)
Preço (mar/2014): R$ 141.500,00
Viagem a convite da Volvo
Nenhum comentário:
Postar um comentário