Os
franceses são conhecidos pelos vinhos e queijos. Mas eles também sabem fabricar
belos esportivos. Esse é o caso do Renault Fluence GT, um sedã que atualmente é
a única opção para quem procura algo mais apimentado e com transmissão manual
por menos de R$ 90 mil. Passamos uma semana com ele, rodamos 800 km e o
resultado o leitor conhece agora.
O
desenho é conservador e se destaca das demais versões pelo jogo de rodas,
extrator de ar e spoiler dianteiro. Mas o maior destaque desse sedã médio está
sob o capô. O motor de 2 litros com turbo disponibiliza 180 cv e, a partir dos
2.200 rpm, já entrega também o torque máximo disponível.
Em
outras palavras, mais força, desempenho e economia de combustível. A
transmissão de seis velocidades é bem escalonada, com engates precisos e curtos.
Durante as recuperações em estrada o resultado também foi satisfatório, como
números extremamente baixos de consumo de combustível.
Mas
quando o assunto é pisar fundo, a receita francesa também ajuda e proporciona
acelerações e retomadas bem espertas. Isso é fruto da engenharia, que utiliza
uma turbina pulsativa, com torque de sobra em baixas rotações.
E para
mostrar como isso funciona na prática convidamos um outro francês endiabrado: o
Peugeot 405 T16. Esse exemplar já é um velho conhecido dos leitores, o único no
Brasil e foi um presente da Jordan a Rubens Barrichello. No vídeo mostramos
como a tecnologia dos turbinados de fábrica evoluiu em quase duas décadas.
É isso
aí. Aumente o som e curta a matéria em vídeo, além da galeria exclusiva de
fotos.
FICHA TÉCNICA – RENAULT FLUENCE
GT
Motorização
2 litros, 16 válvulas, turbo
Potência: 180 cv
Torque: 30,6 kgfm
Transmissão: manual (6 marchas)
Desempenho (dados de fábrica)
0 a 100 km/h: 8 s
Vel. máxima: 220 km/h
FICHA TÉCNICA – PEUGEOT 405 T16
Motorização
2 litros, 16 válvulas, turbo
Potência: 200 cv (220 cv com
booster)
Torque: 32,4 kgfm
Transmissão: manual (5 marchas)
Desempenho
0 a 100 km/h: 6,5 s
Vel. máxima: 230 km/h
RENAULT FLUENCE GT
PEUGEOT 405 T16
Um comentário:
devia ter comparado com o marea turbo que os dois tem a mesma faicha de potencia
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