Google+

28 de abr. de 2011

BMW Z3 marcou época no mercado

BMW

Um velho ditado diz que “os melhores presentes estão nos menores pacotes”. Esse parece ser o caso do roadster da BMW. O estilo de linhas modernas passa uma idéia de agilidade e rapidez, fato que se confirma quando o pedal do acelerador é pressionado.



O Z3 chegou ao mercado em 1996. E chegou com estilo, através do charme do agente britânico James Bond, em “007 contra GoldenEye”. No filme ele aparecia em algumas cenas de ação e isso bastou para colocar o modelo em destaque.

CONFIRA TODOS OS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO



Na época a única opção disponível era de quatro cilindros, 1,9 litro e 138 cv brutos. Nada mal, sem dúvida nenhuma, mas ainda faltava algo a mais. A idéia da marca foi lançar um conversível que vendesse em quantidade mas sem se tornar demasiado popular. E acertaram em cheio.

A brincadeira ficou mais divertida em 1997, ano desse exemplar da matéria, que pertence ao colecionador Carlos Eduardo, também apaixonado por Alfas. Pois bem. Nesse ano o esportivo passou a contar com um motor de seis cilindros em linha, 2,8 litros e saudáveis 192 cv, trabalhando em conjunto com a transmissão manual de cinco velocidades.

Z3



2,0 litros, 192 cv

Além da potência ele traz outros recursos como a capota com acionamento elétrico, controle de tração e o diferencial com deslizamento limitado. Este último item certamente só seria colocado à prova se fizéssemos a reportagem em uma estradinha sinuosa e com asfalto impecável. Fica pra próxima.

Mas o maior comprometimento do Z3 é com a diversão. Bastou dar a partida para ouvir o ronco saudável do escapamento, que parece mesmo metálico, como definiu certa vez o piloto Ingo Hoffmann. A posição de dirigir ideal foi encontrada rapidamente e a visão sobre o capô é bem interessante.



O modelo apresenta força de sobra desde as baixas rotações. O câmbio é bem escalonado, tem engates macios e precisos e deixa essa tarefa ainda mais prazerosa. Se a idéia é pisar fundo ele mostra suas garras e responde com agressividade. Nota dez.

No passeio ligeiro destaque para o charme do roadster que atrai olhares por onde passa e fica mais bonito recebendo a luz do sol e a sombra da copa das árvores. Na semana que vem vamos dar mais uma volta, em um carro clássico, novo ou superesportivo. Até lá!

Um comentário:

*Kiko Molinari* Originals® (Carros Raros BR) disse...

Um belo carro sem duvida!

Interessante seria ver a versão Z3 M preparada pela Motorsports co, salvo engano, pouco mais de 320 HP naquele "corpinho"

Curioso que está ficando raro de encontrar os antigos Z3 nas ruas, ainda mais os de 6 cilindros como este belo exemplar.

Abraços
Kiko Molinari

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails