Dando seguimento à linhagem esportiva da Chevrolet que o leitor começou a ver no blog há algumas semanas, o destaque vai para o primeiro SS cupê, lançado pela marca em 1972. Se para alguns o estilo de quatro portas não combinava com o carro, a versão mais agressiva conquistou o público logo de cara.
VÍDEO
Curiosamente o Opala é um daqueles carros que polariza a atenção das pessoas na rua. No dia das fotos, enquanto os SS aguardavam estacionados no Pacaembu, alguns curiosos rodavam por ali para conferir o estilo impecável das duas máquinas.
“Engate. Acelere. Não tenha dó: marque o asfalto”, dizia o folheto de propaganda. Um verdadeiro puro-sangue equipado pelo motor de 4.1 litros e potência bruta na casa dos 140 cv. Números que impressionavam na época.
Mas quando foi encontrado pelo atual dono, Deolindo Birelli Júnior, o Shibunga, o esportivo em nada lembrava suas glórias do passado. “Originalmente o carro era laranja solar e estava em estado deplorável, com muita ferrugem e consertos com pedaços de alumínio para encobrir os buracos da lataria”, conta.
A própria história da localização e compra do modelo, em 2005, é motivo de boas lembranças para o proprietário e aqueles que conhecem sua paixão por Opalas, além do trabalho que teve para deixar o Chevrolet tinindo novamente.
“Ele foi restaurado seguindo os padrões da época. Hoje têm sobressalentes as rodas originais com o aro aumentado e alargado para 15x6,5 e pneus Cooper Cobra 215-60/15 (dianteira) e 235-60/15 (traseira)”, revela. A cor escolhida foi o chamativo Amarelo-Limão, que trouxe o mítico SS de volta à vida.
Para fechar o texto vou pegar emprestado o slogan de outro folheto publicitário, que talvez resuma em poucas palavras o espírito de competição do SS: “Desperte o grande piloto que existe em você“. É isso aí!
5 comentários:
O nosso representante da série SS, que lá fora contava com modelos como os Chevy Impala, Nova e Chevelle, fez bem o seu papel de superesportivo, tanto que seu motor 4.1 voltou em carrões modernos como os Chevrolet Omega e Vectra nos anos 1990. Se ao vivo o exemplar das fotos chamou muita atenção, em 2d também, as imagens como sempre ilustram e muito bem este post e a foto em P&B ficou perfeita...será que mais tarde teremos um ensaio assim com o modelo? (rs)
Mais uma vez estás de parabéns Bellote.
abs.
ALYSSON PRADO "BALO"
Lindo SS!!
Que lindo estes carros
Gostei do SS
abraço, Fernando Gennaro
esse modelo de opala eh assim mesmo.
eu tenho um ss so que com teto original de vinil prata e preto
Para mim esse opala ss e o mais bonito.
Postar um comentário