Google+

15 de mai. de 2010

Conheça o 1º Gol com placa preta do Brasil

Gol L 1980

Nesse ano um dos carros mais queridos do país recebeu a honra máxima entre os veículos antigos: a placa preta. Sucesso de vendas, esportivo, popular, marcado por séries especiais e muito carisma, o pequeno Volkswagen chegou mesmo a substituir o Fusca no coração dos brasileiros.



1º placa preta

1980

Boxer








VÍDEO



O clássico 1980 das fotos foi o primeiro exemplar a receber a honraria no país. Ele foi reemplacado simbolicamente pela Volkswagen do Brasil durante o Gol Fest, evento realizado em São Paulo no último mês de abril.

Me encontrei com Arnaldo, o proprietário, em um belo sábado de sol. Ele me contou que é o terceiro dono. “Duas irmãs compraram o veiculo zero-quilômetro e venderam para um conhecido em 2003, com 52.000 km. Esse, por sua vez, tinha um monte de carros e guardou-o em um galpão”, conta.

“O mais curioso é que ele se esqueceu do carro, tanto que quando comprei ele estava com os documentos atrasados e recibo de compra e venda com firma reconhecida em 2003, mas ainda em nome das irmãs”, ressalta. “Ele nunca usou e, como em 2008 começou a vender os automóveis, acabou levando o Gol ao sambódromo. Um amigo meu adquiriu o carro e, na manhã seguinte, nos encontramos e eu não pensei duas vezes, comprei na hora”, revela.

O passo seguinte foi a restauração. Como o estado geral era bom, o trabalho levou apenas duas semanas. “Dei apenas um banho de tinta, ele estava com cinco pneus originais, troquei 4 discos de freio, amortecedores, velas, cabos de vela, platinado, tampa do distribuidor, borracha do vidro dianteiro, e pára-choque traseiro”, diz.

O exemplar tem as chaves originais, manual e o mais interessante: o material de divulgação de imprensa na época do lançamento. “Rodei cerca de 20.000 km e já fui à maioria dos encontros do interior com ele”, conta. “Depois de um tempo coloquei um anúncio de venda na loja de um amigo, a Volkswagen surgiu no meu caminho e tudo isso que você pôde observar aconteceu”, diz.

Em um passeio rápido pude notar que o motor boxer ronca forte e enfrenta as ruas com disposição. Arnaldo, inclusive, já vendeu o carro para a própria montadora, que pretende deixá-lo em exposição permanente no museu da marca. O final feliz da história de um carro que participou da vida de milhões de pessoas.

Aproveito para deixar um agradecimento especial ao Luciano, do portal VOLKSPORSCHE, pelo contato.

7 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

O Volkswagen Gol poderia dizer que a marca na Barsil é o próprio modelo ( quase o que o rei Luís XIV disse na França quando era o Rei Sol, porém o modelo não é feito em carne e osso e sim mecânico, e assim como o antigo rei francês, o Gol é o líder de vendas na categoria desde 1987, além de ser um dos modelos mais confiáveis e com relação custo/benefício em conta.

Parabéns ao Arnaldo por dar continuidade a 'pureza' do modelo e ao Bellote pelo ensaio fotográfico e pelo Vídeo deste modelo símbolo da nossa indústria automobilística.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

De Gennaro Motors disse...

Renato

Parabens ! lindo exemplar...que legal!

Abraços

Fernnado Gennaro

De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com

CRV Auto Center Macae disse...

Este aceno deveria ser notado pelas nossas "autoridades" com o objetivo de valorizar o antigomobilismo.

jcesar disse...

Divulgaram que esse vermelho foi o primeiro Gol do Brasil a receber placas pretas. Só que o site Maxicar publicou uma matéria sobre os 30 anos do Gol em que o carro utilizado na reportagem é um Gol 1980 de Goiânia, que já está com placa preta desde final de março. Provavelmente esse sim é o primeiro do Brasil.
Vejam a matéria: http://www.maxicar.com.br/old/reporter/3010gol30anos.asp

Renato Bellote disse...

Olá João,

Na verdade esse carro da reportagem foi emplacado no começo de março.
Após a VW convidá-lo para o evento, ele foi reemplacado simbolicamente em abril.
Porém, o mais importante é a valorização dos antigos e a chegada do Gol a esse nicho.

abs

Camilo Fontana disse...

É um carro muito bonito e exótico que sofre um preconceito muito grande, agora com a chegada a fase da placa preta isso vai mudar... Quando a gente anda num carrinho desses bem conservado vê que o carro é muito agradável sim, e seus defeitos de época tornam-se virtudes hoje!Belo exemplar! Tive um também, 1983, 45mil km sem restauros e com pneus originais! http://camilofontana.blogspot.com/2009/07/joga-chave.html

Unknown disse...

o meu gol em 05 de março ja tinha o certificado de originalidade emitido pela federaçao brasileira de veiculos antigos, com nota obtida 93., na semana seguinte o veiculo ja estava emplacado, porem ele foi guardado para a lacraçao ser feita no evento, isso tudo em virtude da VW do brasil ter patrocinado tudo,. e em seguida eles compraram o veiculo, fico feliz que mais veiculos gol teham obtido a placa preta.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails