Google+

22 de mai. de 2010

De Tomaso Pantera: paixão italiana em preto-e-branco

De Tomaso

“De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória” (Henri Cartier-Bresson).



Pantera



Fúria em P&B






VÍDEO (as cores ganham vida)



A frase acima, de autoria do genial fotógrafo francês, fala de algo único, especial e que, a partir do momento em que é captado, passa a existir em outra dimensão. A fotografia é a única coisa que consegue parar o tempo, congelar o instante, eternizar minutos e segundos. Basicamente, produzir lembranças de bolso ou digitais, como temos hoje em dia.

O simples fato de observar detidamente uma foto nos transporta para um momento único e traz à tona pensamentos próprios e particulares sobre aquele pequeno espaço no passado. Uma oportunidade singular de voltar no tempo.

Com os carros é a mesma coisa. Alguns veículos mostrados no blog já foram vendidos, mas ficaram eternizados nessa garagem virtual, protegidos do sol, chuva e sempre no melhor estado de conservação. É quase um museu, imutável mas que ao mesmo tempo ganha vida através dos vídeos.

O De Tomaso Pantera GTS foi o escolhido para ilustrar a primeira seqüencia de fotos em preto e branco. As imagens são inéditas e mostram o carro em seu estado mais primitivo, sem cor, onde as linhas agressivas da carroceria se destacam, exatamente como surgiram na mente de Tom Tjaarda.

E no silêncio desse mundo – aparentemente – sem emoções podemos notar alguns detalhes únicos, como as rodas de 17 polegadas, a caixa de câmbio e os escapamentos traseiros. No cockpit, repare na grelha entre os bancos, onde a alavanca se move rapidamente, produzindo um ruído metálico característico.

O motor 427 V8 de alumínio se sobressai, com um aspecto ameaçador e em sua vertente mais bruta, assim como um diamante em estado natural. O carburador quadrijet forma uma bela – e única – composição visual. Potência bruta: 440 cv. Não é à toa que ele se destaca nas provas de "Quilômetro Lançado" realizadas no país desde a década de 90.

Quando é dada a partida, o colorido ganha vida. E o desenho novas dimensões. É o que o leitor acompanha no vídeo, onde a cor vermelha espelha toda a agressividade do desenho. O rugido do motor ecoa pelas paredes da garagem e o bólido está pronto para despejar toda a sua fúria no asfalto...

5 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Texto bastante emotivo Bellote,ao falar de um modelo que praticamente é a cara desta galeria virtual, tanto que até no banner deste blog ele tem espaço, incrível como as imagens e as linhas do modelo são traduzidas na nota sobre o Pantera,tanto que enquanto lia as linhas digitadas por você, subia a página e olhava para as imagens, incrível como mesmo sendo estáticas parecem refletir a potência e imponência desse De Tomaso, este merecia mesmo um trabalho em preto e branco à Bresson, e um vídeo à Bellote!(rs)

Parabéns pelo toque "NOIR" das imagens e pela nova sessão P&B do Blog.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Adriana Greco disse...

Adoro este carro. Tinhamos uma, amarela, o meu irmão, Fabio ganhou de 18 anos...andava muuito!

Dan Palatnik disse...

Brilhante, Renato.

A fotografia em preto e branco é atemporal.

Detesto saudosismo, mas não posso deixar de sentir o cheiro abafado do hipossulfito e da luz vermelha do laboratório enquanto via, como mágica, a foto aparecer lentamente dentro da bandeja...

Que venham mais fotos pxb!

Zebende disse...

Lindo o Pantera, fotos preto e branco são lindas! Parabéns por este blog Bellote estou sempre por aqui vendo as novidades.

Ja estou seguindo o blog, parabéns novamente.

Anônimo disse...

Prezados
Admiro, bastante, a maneira pela qual voce, Renato, vem renovando e qualificando seu blog. Acertou muito bem a escolha pra essa materia."Parabens". Ai Meu DEUS!!! sou suspeito em falar desse carro. IMPECAVEL, e de seu proprietário que tenho com um grande Amigo e Admiração. Abraços
João Ademir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails