Google+

27 de mar. de 2010

Opala Gran Luxo

Opala

Há muito tempo os leitores do blog vêm pedindo um ensaio com este ícone da Chevrolet do Brasil. O Opala conquistou corações e mentes em sua longa trajetória e uma legião de fãs em todo o país. Carro de família, esportivo ou servindo como meio de transporte oficial de vários órgãos de governo fez parte da paisagem das cidades por mais de trinta anos.



Gran Luxo

1973

Seis bocas



Detalhe

Tradição


VÍDEO



E o primeiro representante desse saudoso modelo chega cheio de estilo. E não poderia ser diferente, para abrir o leque de versões que traremos aos leitores em breve. O exemplar Gran Luxo, cupê, ano 1973, verde-menta, com câmbio de quatro marchas no assoalho e ar-condicionado de fábrica esbanja categoria. Inclusive, ostenta com todo o orgulho as placas pretas emitidas pelo Clube do Opala de São Paulo.

Reinaldo Silveira, dono da máquina, me contou tudo sobre o clássico. “Ele foi adquirido no dia 31 de julho de 2008 e passou por uma revisão completa de quatro meses com o João Rondini”, revela. “E ainda possui manual do proprietário e chaves originais”, salienta.

O propulsor de seis cilindros ganhou fôlego extra. “Foi feita e substituição de carburador/coletor de admissão/comando de válvulas/tuchos, transformando o motor de 4,1 litros, de 140 cv brutos, em 250-S, de 171 cv brutos (tenho todos os componentes que foram substituídos). Os pneus são Pirelli P3000 com faixas brancas (205/70 R 14), com estepe Firestone Campeão Supremo (6.45/14”), enfatiza o dono.

A chegada até o Gran Luxo foi curiosa. “Tenho um Charger R/T 78 e um Maverick GT Quadrijet 74. Meu interesse era um Opala SS 6 para completar a trinca dos grandes esportivos nacionais dos anos 70. Procurei muito, mas não encontrei nenhum que estivesse em condições tão boas. Agora, quando puder, ainda quero um SS 6, mas vai ser difícil me desfazer deste Gran Luxo”, conta com bom humor.

Andando pelas ruas é possível perceber que a elegância do modelo é notada. Olhares, indicadores apontando em sua direção e gente dando volta no quarteirão pra ver mais de perto. Como diz o ditado: quem foi rei nunca perde a majestade. Uma verdade incontestável no caso do Opala.

8 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Taí um dos modelos nacionais com aura nobre, um exemplar belíssimo, difícil acreditar que tenha todos esses anos nas costas, incrível, impressionante, fantástico e mais um montão de adjetivos Soberbos. Afinal, os Opalas merecem!

Parabéns ao Reinaldo Silveira por perpetuar a imponência deste Opala Gran Luxo, e ao Bellote por trazer até nós leitores cliques tão ao nível do modelo e ao vídeo que acompanha o post.

Abs.

Alysson Prado "Balo"

De Gennaro Motors disse...

Renato. Lindissímo exemplar. Admiro toda a linha Opala. Velhos tempos bons!

abraço

Fernando Gennaro

Pedro Adami disse...

Muito bom, parabéns pelo post. Lindo o carro. Realmente esse é um ícone da nossa história automotiva.

Anônimo disse...

ainda compro um!
sempre fui apaixonado por carros como os opalas, mavericks e galaxies!

Rodrigo Borges disse...

O primeiro carro que andei em minha vida, quando meu pai foi me buscar na maternidade foi um Opala 73 sedan Special, acho que é por isso que gosto tanto deste carro.

*Kiko Molinari* Originals® (Carros Raros BR) disse...

Eis uma "barca" de respeito. Não é atoa que até hoje é um veículo cultuado por muitos!

E quero ver as versões sedan 4 portas, e os SS "rodando" por aqui.

Grande post Bellote !!!

Abraços

ass
Kiko Molinari

Anônimo disse...

Está tudo, observei a tua pagina e refecti tanto,estou ver que estás a trabalhar bem!
Parabéns com o a tua página!
Adeus

Anônimo disse...

Bom dia:), o meu nome é Eugénia estudo Filosofia e gostei imenso da tua página! Muito linda sim senhora!
Adequa-se muito bem com tudo aquilo que aqui li.Hoje por vezes há imenso para regidir nos blogues!Nada nada mais desafiante do que deixar a nossa ideia na net!
Beijinhos :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails