Google+

20 de fev. de 2010

Escort XR3

Escort XR3

No ano de 1985 o Brasil passou por uma revolução. Mas uma revolução musical, marcada pelo primeiro Rock in Rio. As bandas brasileiras reinventaram o rock e outros gêneros, enquanto as rádios libertavam esse grito genuíno de identidade nacional. “Whisky a Go Go”, do Roupa Nova, alcançava o topo das paradas, o RPM vinha com seu “Olhar 43”, a Legião Urbana emplacava a questionadora “Geração Coca-Cola” e o “Amante Profissional”, da banda Herva Doce, se tornou o hit do verão.



1985

Painel

CHT

'

Toca-fitas

Roda


VÍDEO



Enquanto isso os Paralamas do Sucesso estouravam com “Me liga”, o Ultraje a Rigor esbanjava humor com “Nós vamos invadir sua praia” e os Titãs apostavam na “Televisão”. Para encerrar o Kid Abelha procurava desvendar “A Fórmula do amor” e o Biquíni Cavadão cantava o “Tédio”. Só pra citar alguns deles.

Em meio a tanta coisa diferente, a juventude tinha – praticamente – o mesmo sonho: o Escort XR3. Lançado em 1984 com o título de “Máquina Total” rapidamente ganhou os corações e mentes. Ayrton Senna foi o garoto-propaganda e o hatch da Ford chegou às lojas custando uma pequena fortuna.

Há algum tempo estive procurando por um exemplar como esse: vermelho Sunburst. E sua história é bem interessante. “Ele foi adquirido em 2006, em Curitiba. Era de uma viúva, sendo que quem usava o carro era o marido falecido. O carro ficou 7 anos parado”, conta o dono. A restauração levou exatos dez meses e todo o trabalho de desmontagem foi efetuado pelo proprietário, sendo que a pintura e a tapeçaria foram feitas em Curitiba.

Para falar do carro, passo a palavra ao dono novamente. “É todo original, com 82 mil quilômetros, possui manual, rádio toca-fitas Philco, rodas de liga leve 14", teto solar, lavador de faróis, porta-fitas, vidros e travas elétricas e check-control funcional (nível de óleo, nível de água do radiador, nível de combustível, desgaste das pastilhas e nível de água do párabrisa/lavador dos faróis)”, conta.

Conheça os detalhes técnicos da versão esportiva. “O XR3 possui de fábrica suspensão diferenciada, molas e amortecedores pressurizados com mais carga e barra estabilizadora mais grossa. O motor CHT Formula conta com cabeçote com válvulas 40mm, comando com maior graduação, carburador Weber com venturis maiores, radiador de óleo e coletor especial, gerando 82,7cv (10cv a mais do que versão comum). O diferencial tem relações mais curtas para aproveitar a elevação da faixa de torque”, enfatiza.

Depois de tudo isso, fecho o texto com uma história curiosa. “Uma vez fomos interceptados por um senhor, que dirigia uma Mercedes '59, perguntando sobre o carro. Ao pararmos, ele contou que este modelo foi o primeiro carro dele, das namoradas, das aventuras pela BR 101 (risos) No final houve uma excelente proposta, educadamente recusada. Este carro tem um magnetismo especial, as pessoas sempre têm uma historia para contar de um XR3”, conclui com bom humor.

Até a próxima semana!

23 comentários:

*Kiko Molinari* Originals® (Carros Raros BR) disse...

Taí um carrinho que gostaria muuuito de ter !!! Se eu enbcontrar um desses ou um "L" do mesmo ano (e tendo a grana na mão claro) compraria sem pestanejar, mesmo se precisasse de uma boa reforma !

Parabens pelo blog, continue assim :D

Abraços

ass
Kiko Molinari

Daniel Marques disse...

Boa Bellote, parabéns pelo ensaio! Seu texto ficou ótimo, as usual.

Abraços!

AIRpower disse...

Muito legal ver este modelo, que já se tornou um clássico nacional. E este exemplar está fora de sério, muito original.Parabéns!

_________________________________________________________________________
Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.blogspot.com/ e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

Alysson Prado "Balo" disse...

Bravo Bellote, você não sou falou de um dos modelos esportivos mais 'IN' da indúsutria automobilística brasielira como também fez um belo e saudos panorama da juventude brasileira da primeira metade dos anos 1980, e com os belos cliques, e agora em movimento, de sempre!

Post nota 'TOTAL', como a máquina que era o esportivo Escort XR3 ...

abs.

CRV Auto Center Macae disse...

Mais um pouco vai se tornar uma "reliquia", merecedor de placa preta.
Prabéns.
Jorge Roberto Botelho
http://manutencaoautomoveis.blogspot.com/
http://antigomobilista.eng.br

SALOMA disse...

já passei por essa barata e roda macio...show!!

Daniel Napoles disse...

Belo exemplar, ótimo texto, e belas fotos fotos!
Na minha opinião os esportivos das década de 80 e 90 são os mais bonitos.
Abraços
Daniel
carrosdecolecionadores.com.br

DR TANIL disse...

Caro amigo Renato......parabens pela lembrança dos nossos belíssimos nacionais e principalmente o escort xr3 até porque possuo 1 xr3 conversivel 1994 top de linha com 350 km rodados....voce podera ver um video dele no meu blog ou you-tube...!

www.youtube.com/crm38699

Parabens e ate breve.
dr tanil.

.:run4fun:. disse...

Fusca, Opala, Gol, Uno e Escort. Quem não tem uma história para contar envolvendo estes modelos, não viveu o suficiente ou nasceu ontem.

Parabéns Bellote!

Anônimo disse...

O mais belo esportivo de Serie feito no Brasil

Anônimo disse...

Renato, cadê a matéria do Passat GTS Pointer?

De Gennaro Motors disse...

a originalidade desse exemplar é demais ! lindo mesmo

abraços

Fernando Gennaro

Fábio Ribeiro disse...

Lindo carro e com originalidade impressionante! Parabéns pela matéria e ao proprietário. Sempre gostei muito do XR3.

Como já disseram anteriormente, os esportivos dos anos 80 e até meados de 90 esbanjavam beleza e diferenciação. Deixarão muitas saudades.

Raphael Santhiago disse...

Acabo de comprar um XR3 85, branco, meio detonado, mas perfeitamente recuperável. Alguém tem uma dica para a aquisição de peças de acabamento (borrachas, etc.). Vou mudar a cor para vermelho sunburst.

Um abraço e parabéns pelo Blog

efwgh disse...

O XR3 é o Maverick da geração 80, Sempre tem alguem com alguma história dos 2.
Foi o primeiro carro que andei na minha vida que tinha teto solar.
apesar de nunca ter tido um Xr3, nunca me recuperei da paixonite pelo teto solar.

Unknown disse...

Gimenes
Olá!Sou de Londrina(PR)tambem tenho um XR3 Vermelho Sunburst 1985...todo original com manual e nota fiscal de compra...terceiro dono,tirado em Londrina na antiga Maracaju Tropical...o XR3 é um verdadeiro Clássico!!!Parabens pelo seu XR3!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria! Esse sonho de consumo dos anos 80 já virou o clássico mais restaurado do Brasil. Quem tem não vende por nada. O vídeo do test drive me trouxe de volta a sensação única de pilotar o primeiro XR3. Nada como ouvir o ronco da surdina esportiva e sentir as imperfeições do pavimento com aquela suspensão rígida do Rei das Ruas. Show!

Roberto disse...

Boa noite amigos...
Também sou proprietário de uma "Maquina XR-3"no 1989, cheio de hstórias, está em perveito estado de consevação, o motor recém reformado está aqpens com cerca de 2800km rodados, cor cinza, e rede elétrica modificada para 100w, o que torna a noite em dia em sua doanteira, lataria em perfeeito estado de conservação...
Infelizmente vou ter que me dispor dele, se alguém soe interessar mais detalhes no e-mail:prof_robertomartinsw@yahoo.com.br

até masi ver...

Anônimo disse...

Podras hacer un reportaje del xr3 JPS o del SR?

Saludos desde Uruguay

Kssani disse...

Parabens....mas olha só...tenho 2 XRs dignos de estrem juntos...hehe

fernando busanello disse...

Amigos, tenho um escort xr3 ano 85prata, docs ok, especial para restauração. Grande parte da pintura ainda original. Se alguem se interessar, entre em contato: Fernando (55) 9944-2461

Anônimo disse...

Meu nome e fluvia pereira oliveira de cacapava do sul rs tenho um escort xr3 prata lindo carro ano 1988 70651 km original quero vender e comprar um fiesta 1.6 contatos fluvia f 0145596324991 obrigada

Anônimo disse...

vale a pena ler . Eu encontrei www.garagemdobellote.com.br muito informativo como eu tenho pesquisado muito ultimamente sobre questões práticas, tais como você fala sobre ...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails