Google+

30 de jan. de 2012

Audi TTS Coupé: marca alemã está no caminho certo



Encerramos o mês de janeiro a bordo de um esportivo apimentado e cheio de estilo. Durante a avaliação de uma semana pudemos constatar que o TT, em sua versão mais agressiva, a S, chama atenção por onde passa e desperta olhares vindos de todas as direções.



Peguei o carro em uma segunda-feira. A primeira impressão diz respeito ao desenho, feito para cortar o vento e fugir do convencional. O condutor parece estar dentro de um bólido de corrida, com janelas pequenas e teto baixo. O trânsito pesado, em conjunto com a tonalidade vermelha com toques de ferrugem da carroceria, deixou claro que um de seus pontos fortes não é a discrição. Ainda bem.

Motorista e passageiro têm à sua disposição conforto de sobra. Os bancos e acabamentos das portas são revestidos em couro Alcântara, um toque de charme. No banco de trás podem viajar...bem, é difícil alguém caber naquele espaço. Mas tenho certeza que uma criança iria achar divertido.

Além disso o sistema de áudio da Bose garante graves e agudos na medida certa para passar o tempo em meio ao congestionamento. Os comandos do som e mudança de estações estão localizados no volante. Uma observação interessante diz respeito à altura, que faz com que os ocupantes se sintam, de certo modo, menos expostos.

Mas foi em um dia mais sossegado que pude testar seus maiores predicados. O motor TFSI tem 2.0 litros, injeção direta de combustível e 272 cv. A transmissão S-Tronic, por sua vez, seis marchas e dupla embreagem. É possível escolher entre o modo automático, manual ou esportivo.

O torque de 35,6 kgfm está disponível a partir dos 2.500 giros. Isso significa que rapidamente o monstrinho alemão está com força de sobra para aumentar as batidas do coração e enrugar o asfalto. A cada mudança de marcha os dois escapamentos com dupla saída parecem respirar, com um som característico, que nunca cansa os ouvidos.

Após os 120 km/h o aerofólio sobe, garantindo estabilidade máxima. O botão no console ativa o Audi Magnetic Ride e tem a mesma função. O difícil é andar por nossas ruas esburacadas e com péssima infra-estrutura. Nota zero para um dos países com maior carga tributária do mundo.

Voltando ao desempenho, o 0 a 100 é feito em 5,2 segundos e fica mais divertido com o controle de largada. Fizemos um teste com chão molhado e a tração Quattro, mesmo com o controle de tração desligado, funciona de modo impecável. Nota dez.

E fecho a matéria usando novamente a palavra diversão. Esse provavelmente é o melhor adjetivo para definir as sensações a bordo do TTS. Pequeno, ágil, bonito e custando pouco mais de R$ 280 mil (ainda sem aumento do IPI). Essas e outras características fazem dele uma excelente opção para quem gosta de carro esportivo de verdade.

Exemplar cedido pela Audi do Brasil.

Audi TTS

Coupé



272 cv







3 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Bellote, cada vez mais se surpreendo com a qualidade que os vídeos e seus textos têm evoluído, e pelo visto o limite desta evolução parece ser batido a cada novo material produzido por você. Quanto ao TTS não tenho o que comentar, a marca dos quatro anéis, assim como você,sempre transcende quando o assunto é evolução. Já os vídeos possui belas transições e bem requintadas, a começar pelo slow motion no in´cio do vídeo passando pelos tilts e pela sua segurança diante da câmera.

Parabéns por mais este registro.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Anônimo disse...

Hello, i read your site, this a best site from me, thanks!

Paulo Levi disse...

Renato, pra quem viu esse carro correr há mais de quarenta anos essas imagens dão até um nó na garganta... obrigado por mostrá-las aqui.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails