Dirigir em uma pista de corrida é algo emocionante para qualquer pessoa em qualquer tipo de carro. Mas se a idéia for guiar um legítimo bólido a história fica completa. E foi exatamente o que aconteceu na última terça-feira, a bordo de um exemplar que disputa a categoria Mini Challenge.
O carrinho valente traz a mesma mecânica da versão John Cooper Works, mas com um setup específico, pneus slick e interior devidamente aliviado. A transmissão é manual de seis velocidades e a emoção vai de carona no balanço das curvas. Aliás, ele contorna as parabólicas grudado no chão.
A oportunidade surgiu no MINIMALISM Driver Day, último evento do ano realizado pela marca inglesa controlada pela BMW. A idéia era fazer algo diferente do convencional e apresentar o programa compatível com o computador de bordo do carro, que transmite ao motorista todas as informações necessárias para uma condução mais eficiente.
Para demonstrar o funcionamento os jornalistas participaram de uma divertida gincana. O objetivo era dar três voltas na pista no tempo máximo de dez minutos. Porém, o gráfico na tela central do painel mostrava o consumo e um esquema de pontos conquistados ao longo do percurso.
Até aí, nada demais. Mas a regularidade era necessária para manter o peixinho – isto mesmo, ele é o símbolo do programa – saindo do aquário para pegar algumas estrelinhas e entregar valiosos pontos ao condutor. Fui bem e consegui 443. Regularidade máxima na condução.
O segundo test-drive foi a bordo do Mini Coupé, a novidade apresentada recentemente no Brasil. O modelo, que em breve ganha uma versão roadster, traz o aerofólio traseiro, que sobe aos 80 km/h. O resto o leitor confere no vídeo. Aumente o som.
FOTOS: GUILBER HIDAKA (DIVULGAÇÃO)
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