Google+

19 de ago. de 2011

Simca Chambord Tufão: francês com passaporte americano

Simca Chambord

“Um dia me pai chegou em casa, nos idos de 63, e da porta ele gritou orgulhoso, agora chegou a nossa vez. Eu vou ser o maior, comprei um Simca Chambord”. A letra da banda Camisa de Vênus se tornou um hit no início dos anos 80, exaltando as qualidades do modelo.



CONFIRA TODOS OS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO



O Simca foi lançado no Brasil em 1959. No ano seguinte o índice de nacionalização chegava a 90% e o charmoso sedã se tornou um objeto de desejo. O seu maior rival era o Aero Willys, que tinha um estilo mais pesado e menos elegante do que o charmoso francês.

Inicialmente equipado por um motor V8 de apenas 84 cv foi ganhando mais potência com o passar dos anos até chegar ao lendário Emi-Sul. Mesmo assim o Chambord fez bonito nas pistas de corrida, faturando provas importantes, tanto nas pistas de corrida quanto em subidas de montanha.

Tufão

Clássico

V8

Rabo-de-peixe

O exemplar dessa matéria é um Tufão 1965 e foi premiado na última edição do Encontro Paulista, em Águas de Lindóia. O clássico pertence ao médico João Reinaldo de Oliveira Abrahão, que conhece sua história e seus detalhes. A cor azul, com saia e blusa, nos transporta para um momento único na história.

O motor V8, de 2,5 litros, tem 100 cv. Porém, o ronco clássico é algo singular e dá a impressão que a cavalaria debaixo do capô é muito maior. De qualquer modo o som das duas saídas de escapamento chega a ser hipnotizante, especialmente subindo a ladeira no vídeo.

A letra da canção citada no começo do texto dá uma idéia exata do carro. O espaço traseiro e o conforto dos bancos merecem especial atenção. Nas próximas semanas teremos clássicos alemães e modernos muscles cars que voltaram às ruas. Fique ligado.

7 comentários:

Daniel Bronzatti disse...

Exemplar impecável, ronco realmente apaixonante, parabéns ao proprietário. Bellote, as imagens estão ótimas, o unico probleminha ficou no audio enquanto voce dirigia, não deu pra entender o que voce dizia. Grande abraço!

Ron Groo disse...

Eu sempre achei que eram dois carros distintos: Sinca Chambord e Sinca Tufão...

É um automóvel muito lindo.

Anônimo disse...

Cara desculpa por nunca postar um comentario mais realmente eu me surpreendo a cada post seu .....O MELHOR BLOG DE CARRO Q EXISTE meus parabens....

Anônimo disse...

Eles fizeram pior acabaram com o Simca Chambord...snif,belo post Bellote!!!

JAX.ART.BR disse...

Parabens pelo Blog e pelo canal do youtube, conheci seu trabalho atraves do noticiasautomotivas.com. Continue sempre com esta sorte de degustar estas maquinas maravilhosas e dividindo com os mortais que aqui aportam! Abraço

Jackson Santos
Muscle cars lover and chip foose fan
Porto Alegre/BRA

Marcelo de Queiroz disse...

Fala Bellote!
O ronco desse motor realmente é demais! E deve ser macio pra caramba de dirigir, com aquele volantão enorme!
Parabens!
Abração

Luiz Leitão da Cunha disse...

Simca Chambord V8 Tufão, que beleza!
Conto aqui uma história real e curiosa:

Em mil novecentos e sessenta e tantos (ou poucos), meu pai comprou um Simca novinho em folha.

Eu devia ter uns dez anos, se tanto, e passeando na novidade pela primeira vez, notei umas sujeirinhas no forro da porta, e disse ao meu pai: -Esse carro não é novo, não!

Meu pai, então, olhou bem e foi até a loja verificar minha "denúncia". O fato é que eu estava certo, o carro havia sido emprestado e um diplomata francês, com o velocímetro desligado.

Diante da confissão do vendedor, meu pai exigiu, e levou, outro Simca, este sim, zero km!

Me recordo que havia outra designação de alguns modelos de Simca, como Hemi-Sul, além dos envenenados Simca Rally e Esplanada.

Muito bom, bem que eu gostaria de dar uma volta nesse Simca azul, lindíssimo.

Abraços.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails