Google+

11 de fev. de 2011

Gol GTI: esportivo recebe orbital 17 e muito estilo

Gol

Quando chegou ao mercado, em 1989, o Gol GTI se tornou um sonho de consumo instantâneo. O preço, 30% mais caro do que o GTS, deixou o pequeno hatch ainda mais longe dos anseios da juventude.



GTI

Recaro

120 cv



Orbital 16

Esportividade


VÍDEO



O desempenho fazia jus ao preço. Na época alcançou notáveis 173 km/h, se tornando o carro mais rápido do Brasil. O teste da revista Quatro Rodas, em janeiro daquele ano, elogiava o consumo e também os freios a disco ventilados.

O editor Alberto Pecegueiro – quem lia a publicação no anos 80 vai se lembrar dele – se desmanchou em elogios ao esportivo. Ele salientou o fato do carro pegar na primeira tentativa com motor frio, além da atenção que a novidade despertava nas ruas. Falando nisso, alguém sabe por onde anda o jornalista?

Passados 22 anos eis que chega a minha vez de guiar um deles. O exemplar das fotos é 1993, dois anos após ter sofrido uma reestilização. O painel, mesmo do Fox que era exportado, traz os comando ao alcance das mãos, de ambos os lados. Os clássicos bancos Recaro com regulagem de altura fazem a diferença. É como voltar no tempo.

Pequeno e ágil. Equipado pelo motor de 2,0 litros e 120 cv brutos arranca rápido e possibilita retomadas satisfatórias. O mais interessante, porém, é o ronco do escapamento esportivo, que faz toda a diferença quando ele passa pela rua.

Aliás, vale salientar que a indústria brasileira desaprendeu a forma de fabricar esportivos. Na época o GTI trazia diferenciais como os faróis auxiliares, motorização exclusiva (no caso da linha Gol) e o sistema de escapamento que fez escola. Nada de mesmice, como acontece hoje em dia, salvo raras exceções.

O modelo pertence a Daniel Nápoles, proprietário de um GTS que já foi destaque no blog. Ele teve o jogo de rodas original de 14 polegadas substituído por um de 16 polegadas. Decisão acertada. Era o que faltava na época para deixá-lo perfeito.

O volante do GTI é duro, como foi salientado em várias reportagens antigas. Mas isso não tira seu brilho. O câmbio tem engates precisos, a posição de dirigir é boa, o volante de quatro botões – que foi febre nos anos 90 – tem ótima empunhadura e o ronco do motor está sempre presente.

A partir das próximas matérias teremos novidades interessantes e um pouco mais de interatividade nos vídeos. Fique ligado!

17 comentários:

Ron Groo disse...

Seria o Gol o novo Fusca? Já dá pra pensar desta forma? Acho um carro simpático, mas carente de carisma.

Anônimo disse...

Pô, vc me empresta para eu dar uma volta nos anos 80?

Anônimo disse...

essa carro foi um mito nos anos 90

Antonio Vieira (Caixa de Dicas) disse...

Muito legal esta matéria sobre o Gol GTi. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também este novo agregador: http://www.caixadedicas.com

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links e aumente exponencialmente as visitas de seu site.

Felipe CT disse...

Esse Carro Ainda Tras muita alegria pra mt preparador!
hehe
Em excelente estado o GOl Gti apresentado...
Mas axo q eu tinha amassado mais o pedal do acelerador! hehe
Mais 1 grande Matéria!

Anônimo disse...

Lindo carro, mas estranhei de cara a medida das rodas , nas primeiras fotos.

Na verdade, eu preferia o carro totalmente original. Os 112 cavalos líquidos (emissionado), na verdade não têm tanta energia de reserva para lidar com elas nas arrancadas... mas é apenas uma caduquice minha, o carro é lindo!

173 a 176 na pista de Limeira de 1800m - post no meu blog sobre a pista - mas o carro conseguia quase 10km/h a mais do que isso em uma reta mais decente.

Bom de guiar, esperto, retomadas fortes, aquele ronquinho especial...um carro memorável!

abraço

Mister Fórmula Finesse

Anônimo disse...

Olá Renato Bellote, gostei muito do blog conheci hoje.. adorei... muito bom conteúdo.

Mas confesso que fiquei um pouco incomodado com uma coisa... os vídeos, são um pouco tremidos, acho que poderia ver se tem um filtro estabilizador na câmera, se não tiver, pode ainda aplicar um filtro nos vídeos depois de gravados usando este programa vReveal dá uma olhada nos exemplos de vídeos com filtros
http://www.vreveal.com/video_demos
acho que assim os vídeos ficariam melhor, mas mesmo assim é muito bom seu blog, gostei muito...

Alex Zanolla disse...

Bellote,

Parabéns pela matéria. Sou um apaixonado por esportivos da década de 90 e também possuo um exemplar da rara cor Amarelo Sunny, disponibilizada apenas em 1993 na linha GTI. É um carro ímpar, que você literalmente veste ele e guia de forma precisa e agressiva. Inclusive, o "velinho" se sair pelas ruas ainda causa furor no pessoal e trabalho para os novatos.

Abs!

Galto disse...

Rapaz, tive um branco pérola 94, já com direção hidráulica.
Como já disseram aqui, atualmente o motor não encanta pela potência mas o carro inteiro puxa pra esportividade, diferente dos atuais esportivos fakes, até mais potentes que ele.
Acelerava num pulo, fazia curvas como pouco (mas nunca igualou o Passat Pointer), freava bem e era relativamente econômico. Aqueles enormes e deliciosos bancos Recaro acabavam com os lugares traseiros. Como muitos desses carros, o meu foi roubado num supemercado no Rio de Janeiro.
Uma passagem interessante foi um teste que fiz com o meu irmão, eu com um Santana 2000 carburado e ele com o GTI, a uns 40km/h emparelhamos e retomamos em 4ª até os 100km/h... Pra surpresa dos dois o Santana levou por pouco!! Mas levou!

Unknown disse...

CAra, esse gol amarelo é um dos mais lindos que eu já vi. Se Deus quiser este mês consigo um que estou namorando há meses... Parabéns pelo cuidado, muito capricho!

Unknown disse...

Não tenho carro algum...mais kero ou um Gol GTS,ou um GTI....se alguem souber de algum a venda me avide por favor....

MSN : dhiegosilvasbt@hotmail.com
Obrigado.Abraços...

Anônimo disse...

caro ron gro cara se voçe não gosta do carro tudo bem mas falar que o gol gti não tem carisma no certo vc nunca teve um não me lembro de outro carro que fez tanto sucesso quanto o gol gti quadrado e faz até hoje possuo uma jóia dessas e já recusei oferta de 20mil.agora me fala qual carro 94 vc teria oferta de 20mil.e outro comentario que ouvi que o motor do gti não tem potencia amigo será que vc andou mesmo num gti. e vc que levou pau de um santana carburado.o problema não é o carro e sim a pecinha que está atras do volante.

enio carlos de jesus silva disse...

cara este carro e um verdadeiro show, quem nao gostar de gol gti nao e apaixonado por carro,eu tenho um vermelho esta precisando de uns retoques mas nada que tire o brilho deste mito por onde passa.
o meu 92/93 estou sempre arrumando proposta mas ele nao tem preco se tivesse dinheiro sobrando compraria mais um amarelo.

Ricardo disse...

sou um Grande Fã dessa maquina! descobri recentemente que tem uma mulher que possui um gol gti,os videos dela sao pura adrenalina!nao deixem de conferir!segue o link abaixo do video!!
http://www.youtube.com/watch?v=Dh8oYI85ttk&feature=related

Mastermix disse...

Essa cor era meu sonho de consumo. =)

Felipe disse...

Eu sei o gosto que dá dirigir uma maquina dessas,o carro tá em cima filé mesmo,eu tenho um desses,só as rodas que são diferentes,mais já ta pra chega as orbital.

Sombrio disse...

Infelizmente eu tenho que vender o meu GTS 94 :( é muito triste desfazer das coisas que agente gosta por dinheiro... sobre o gti amarelo da matéria, sem palavras!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails