Google+

11 de dez. de 2010

Maverick GT: esportivo marcou época nos anos 70

Maverick GT

Quando foi lançado, em 1974, o Maverick GT prometia ser a “Fórmula da Ford contra a rotina”, como dizia o panfleto publicitário. Nessa época os esportivos nacionais equipados com motor V8 se destacavam nas ruas e se tornaram verdadeiros sonhos de consumo da molecada.



1974



302 V8

De volta aos anos 70?






VÍDEO



Há algum tempo cheguei a ler em uma matéria que nenhum racha começava sem que um deles estivesse presente. Vale lembrar que os concorrentes diretos do modelo eram o Dodge Charger R/T e o Opala SS, este último equipado com um motor seis cilindros, mas igualmente cheio de más intenções.

O exemplar das fotos está em estado raro de conservação. E, acreditem, foi adquirido assim pelo atual proprietário, Maurício Moutinho. “Comprei o GT em maio de 2009. Ele estava anunciado em um site de compra e venda de veículos há algum tempo. Liguei e negociei com o dono, mandei uma oferta e, no dia seguinte, ele me ligou e disse que o carro era meu. Em seguida fui buscá-lo em Brasília, no Distrito Federal. Peguei o avião e fui até lá para conferir de perto e acertar o pagamento”, revela.

A cor azul-regata é uma das preferidas pelos admiradores da versão. “Não fiz restauração, mas ele estava precisando de uma revisão normal de mecânica e um dos pontos da revisão seria a troca de selos do motor bem como a troca da bomba d'água”, conta Maurício. “Para este serviço ser feito foi retirado o motor e, assim, aproveitei para fazer a pintura do cofre, do motor e também da parte interna da tampa do motor”, finaliza.

A originalidade é um dos pontos fortes do carro. Rádio, calotas, sobre aros, faróis auxiliares – com as charmosas capas da Cibié – e até mesmo a chave reserva. Os pneus Wide Oval foram comprados em Curitiba e dão o toque de época ao esportivo.

Perguntado sobre algumas histórias curiosas acerca do Ford, Maurício revelou que são muitas. “Tem uma sobre a do vizinho do antigo proprietário que, no dia que viu que o Maverick estava sendo embarcado aqui para São Paulo, virou e me disse que o modelo estava prometido a ele para venda. Realmente não foi o que aconteceu”, relembra. Outra história é que todo mundo que me conhece sabe que eu sempre tive – e ainda tenho Dodges – e quando me viram de Ford, e ainda mais um Maverick, concorrente de época, me crucificaram. Mas sempre, claro, na base da brincadeira”, enfatiza.

Mas é andando que se nota o porquê do GT ter se tornado uma máquina cobiçada. O propulsor 302 V8, com 199 cv brutos, emite um ruído que lembra algo borbulhando, na medida certa, respondendo com sossego ao comando do acelerador. O ronco suave vai seguindo até desaparecer na próxima esquina.

Mais de trinta anos depois de chegar às lojas, o cupê da Ford volta a viver seus anos de glória, agora com status de automóvel de coleção. Para quem quer um deles, fica a dica do dono. “Eu sempre quis ter um Maverick, mas só se fosse GT e na cor Azul Regata. Como achei esse não pude deixar escapar”.

3 comentários:

Ron Groo disse...

Se acabava com a rotina eu não sei, mas que deixava qualquer garagem mais bonita, isto com certeza!

Alysson Prado "Balo" disse...

Pois é, sorte do Maurício não ter deixado este belo Mavecão escapar!

Mais um belo trabalho Bellote, os clicks estão fantásticos, sobretudo o com efeito em P&B ao fundo e o Maverick colorido, além do sincronismo OFF/ON BOARD fantástico.

Parabéns e até o próximo post.

abs. e Bom fim de Semana.

ALYSSON PRADO "BALO"

Paul Gregson disse...

Lindo, apenas lindo......parabéns, Paul Gregson

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails