Google+

12 de set. de 2009

Yamaha RD 350

Yamaha RD 350

O destaque dessa semana recebeu um apelido – no mínimo – inusitado: a “viúva negra”. Com baixo peso e uma cilindrada considerável exigia atenção redobrada e perícia do piloto, o que muitas vezes não acontecia. Isso por que ocorria uma explosão de potência a partir da faixa das 5000 rpm.



1974



Dois tempos

350

Detalhe

Freio


VÍDEO



Aliás, a viúva negra é uma espécie de aranha encontrada em todo o continente americano. Pequena e com uma mancha vermelha, coincidentemente também se assemelha com a motocicleta no quesito tamanho. Seu veneno é forte e ela mata o parceiro após a cópula. Outro ponto em comum com a RD, já que esta última também podia ser mortal após breves momentos de pura adrenalina. As comparações, prezado leitor, acabam por aqui.

O modelo chegou ao mercado em 1973, com clara inspiração nas pistas e DNA de corrida. Equipada com um motor de dois cilindros, dois tempos, 347 cm³ de cilindrada e 39 cv brutos logo recebeu ótimos elogios da imprensa especializada. E algumas ressalvas também, em especial no que foi dito no primeiro parágrafo sobre a potência. Ela também traz o Torque Induction, um sistema que libera a “fúria” do motor em diferentes regimes de funcionamento.

Mas a maior característica dessa clássica japonesa é justamente o ronco emitido pelos escapamentos. O som agudo é marcante e a subida de giro inesquecível para quem ouve, assim como a cortina de fumaça deixada pelo motor de dois tempos. A RD avisava de longe quando estava chegando.

O exemplar das fotos foi destaque do programa Auto Esporte no mês de julho e está com o mesmo proprietário há muitos anos e em excepcional estado de conservação. Isso comprova que cuidado e habilidade na pilotagem conseguem domar a temida “viúva negra”.

8 comentários:

Marcio Valente disse...

Bela máquina.
Essa foi recentemente importada dos EUA? Velocimetro em milhas... tem muitas dessas lá no norte do país, pois é frio a maior parte do ano e as motos passam mais tempo na garagem do que andando.
Tive uma dessas em 1982, que eu reformei e acabei vendendo depois.
Uma dessas vai ser meu próximo projeto de restauração.
Parabéns ao proprietário. Esse ronco é inconfundível e traz boas lembrancas.
Abraços,
Marcio Valente

Unknown disse...

Prezado Bellote... que beleza rever uma RD 350 no teu blogger. Voce me fez reviver uma época de ouro da Yamaha e reviver aqueles tempos dos anos 70 quando fui revendedor dessas motos aqui na minha cidade e tive o privilégio de trazer a primeira para cá.Era bem igual é essa. Maquina de desempenho sem concorrente, fez um sucesso tremendo na época e ainda hoje tenho uma delas na minha coleção.. Obrigado pela alegria de rever uma preciosidade dessas.
Abração.
Alberto Rech.

Tohmé disse...

Cara, que máquina impecável. Além de já ser um mito.

ARquiTEtura disse...

Caro Bellote
Esta é a verdadeira Viuva Negra, a RD350 nacional 1986 com potência de 45CV a 8500 rpm, monoamortecimento central e refrigeração líquida.
Foi apelidada no Brasil na época de Viuva Negra, pois parar uma moto 2 tempos como essa( não tinha freio motor como as 4 tempos que andavamos na época), leve e com toda cavalaria empurrando era dificil, pois ela travava os freios e deixava uma longa marca de pneus no asfalto.
Para os novatos era tombo na certa.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e8/YamahaRD350LC.jpg

Agora essa da foto, linda moto, alguns amigos tiveram dessa era muito deliciosa para pilotar, com otima estabilidade e respostas rapidas nas retomadas.
Abraço
Zanine

Samuel disse...

a verdadeira, ou mundial vivúva negra é Vincent HRD 1000

De Gennaro Motors disse...

HAHA show de bola hiem Renato...lindas mesmo!

Anônimo disse...

Ah "viuva negra", fui um feliz proprietário de uma 1975.Me deixou sua recordação,um belo ralado nas costas.Maravilha de moto.

ana menezes tuca disse...

Ai que linda esta vc pode chamar e de joia. ; Corri com uma en interlagos. en 1975 e venci de 42 homens .eu unica mulher
E hoje pra lembrar os tempos de corridas claro tenho uma RD r 350 1988 feita no brasil. gdo saio com a carenagem completa.
Nosso apelido e SOBREVIVENTES.
WWW.MOTOSCLASSICAS70.COM'''''''''''HALL DOS FAMOSOS.
TUCA :)
.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails