Google+

19 de set. de 2009

Porsche 914

Porsche 914

Talvez uma das coisas mais divertidas de se fazer nos finais de semana seja tirar o carro antigo da garagem e sair por aí. Além de fazer bem para todo o conjunto mecânico, esse ritual (o qual já tive a oportunidade de descrever nessa crônica de 2006) é altamente recomendável para todas as idades.



1972

Painel

Mini

Clássico

Estilo

Originalidade


VÍDEO




O prazer que isso proporciona é tão interessante quanto notar a atenção que recebe das pessoas. Em uma cidade gigantesca como São Paulo, onde as películas escuras e os vidros blindados – tentam – preservar o bem-estar, o carro antigo provoca reações diversas, espontâneas, como o simples gesto de uma criança apontando para aquele objeto que segue pela rua.

A bordo do Porsche 914 amarelo das fotos essas reações se multiplicaram. O modelo tem um estilo muito peculiar e reparei até que um bebê de colo, além de gesticular, parecia querer pegá-lo nas mãos. Talvez tenha pensado que se tratasse de um brinquedo de pilha ou fricção.

O modelo surgiu de uma parceria entre a Volkswagen e a fábrica de Stuttgart em 1969. Dois lugares, teto removível (que o transformava em um charmoso targa), pouca altura do solo e motor central. A idéia de Porsche “mais acessível” não foi muito adiante, mas ele tem uma dirigibilidade fantástica e distribuição de peso elogiável. Em toda sua trajetória três opções do motor boxer de quatro cilindros estiveram disponíveis ao comprador e também o desejado bloco de seis cilindros (aqui).

Vale salientar ainda que este exemplar ano 1972 foi trazido oficialmente pela Dacon, tradicional revendedora paulistana que deixou como legado um vistoso prédio no coração dos Jardins e lugar garantido na memória de muita gente. Logo após o ensaio, aliás, passei por lá e fiquei imaginando esse amarelo na vitrine, despertando sonhos e suspiros de quem passava.

Volante de boa pegada, motor de 1,7 litro com 80 cv brutos e um estilo que não envelheceu com o tempo. Três características dessa máquina que provoca olhares, agrada crianças e será para sempre um belo brinquedo de gente grande.

7 comentários:

Buonanno disse...

Lembro bem desses carros quando chegaram ao Brasil. Não me esqueço de como era diferente a direção. Minha vontade era comprar uma para colocar no meu Fusca da época.

Unknown disse...

E ae Renato,
Sempre mandando muito bem nas fotos e nos textos.
Adorei esse ensaio!
Abraços
Daniel
GT'sCLUB

AIRpower disse...

Belas fotos de um belo carro! Mais uma vez parabéns!

_________________________________________________________________________
Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.blogspot.com/ e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

Fernando Portilho disse...

Olá Renato,
Mais um presente que aguardamos ansiosamente a cada final de semana.
Seus ensaios sempre nos proporcionam uma viagem no tempo.
Quantas vezes colávamos o nariz na vitrine da Dacon para apreciar estes modelos e sonhar...
Abraço, Fernando Portilho.

De Gennaro Motors disse...

fala Renato ! demais cara ! um show de carro ! valeu!

Ron Groo disse...

Se eu visse este carro na rua, juro, nunca pensaria que era um Porsche.
Deve ser o carro mais estranho da marca.

E mais um belo trabalho do Artista Fotografico automibilistico Renato Bellote.

Unknown disse...

Simplesmente um belo carro(Porsche)

Parabéns pelo trabalho.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails