Uma semana se passou e outra “fera” chegou ao blog. O puma – chamado cientificamente de felis concolor – é um grande felino que vive em algumas regiões montanhosas, desde o Canadá até a Patagônia. Predador solitário e de hábitos noturnos, está quase em extinção por aqui. Seu miado não tem a força do jaguar ou da pantera, mas consegue se impor no ambiente selvagem.
VÍDEO
Arisco, esbelto e veloz. Foram justamente essas três características que caíram como uma luva no modelo GTO, apresentado pela Puma, no Salão do Automóvel de 1972. O frisson foi tanto em torno do carro, que até mesmo o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi conferir a novidade. A sigla – alusiva às competições – logo seria trocada por outra, que se tornaria imortal para os amantes da performance: GTB.
O clássico das fotos, representante da segunda geração, pertence ao colecionador Ricardo Gurgel há nove anos e foi adquirido em Mairiporã. Ele ainda guarda a chave reserva original e foi premiado como o melhor GTB S2 no encontro nacional da marca em 2007, realizado em Santa Catarina. Uma das dicas da conservação é o uso da gasolina aditivada e a outra é tirá-lo da “toca” pelo menos uma vez por semana para um passeio.
Após o ensaio tive o prazer de conduzir o mito. A posição de dirigir, ao contrário do que havia lido em uma revista especializada há vários anos, é excepcional, principalmente para quem tem menos de 1,70 m, como é o meu caso. O motor de seis “bocas” e 4,1 litros com uma preparação leve atinge os 190 cv brutos e é sinônimo de diversão.
Importante salientar o volante de boa pegada, bem como a alavanca de câmbio em ótima posição. Engatei a primeira e saímos. O ronco evidencia que o Puma é arisco. Uma acelerada de leve e o felino mostra a que veio. Reparo alguns olhares no retrovisor do carro que vai na frente. A passagem é liberada prontamente. Ele ganha espaço para esticar os músculos.
Dirigir o GTB é algo contagiante. Ele tem um quê de muscle car e desperta muitos olhares pela rua. Tração traseira, baixo peso e potência fazem uma equação sensacional. Reduzi para segunda e virei a esquina. Uma cutucada de leve no acelerador fez os pneus traseiros girarem. Satisfação. E um sorriso nos lábios.
Sem dúvida, o modelo marcou época por aqui. A combinação da leveza da fibra com a solidez mecânica se mostrou perfeita e mantém uma legião de fãs, espalhados pelos clubes do país. Pra terminar, fica o slogan de um dos catálogos da empresa, de 1974: “Puma: o privilégio autenticamente brasileiro”.
13 comentários:
Ai sim... Bellote fotografando o carro que mais gosta.
Parabéns!
Eu gosto mais do outro Puma, mas este também é bonito.
Tio Gurgel,
Quero quando essa S2 encontrar com a laranja da terra das cataratas..... vai faltar chão.....heheheh Parabéns pela máquina..
Tarzan
Um belo exemplo de esportivo nacional, com um belo texto e imagens mais que ilustrativas.
Parabéns Bellote pelo ensaio, texto... enfim pelo post!
Muito show as imagens e o carro! Mas prefiro os GTB. Motor traseiro com tração traseira é ainda mais fatal!
Gurgel...muito legal ver o seu carro. Com certeza é umas "espécies" das mais bem cuidadas.
Bellote,
Parabéns pelas fotos.
Abs.
Gurgel parabéns pelo carro. Bellote linda matéria. Parabéns. Att Cláudio
parabens Renato....lindo exemplar !
Valeu tb pela visita na loja!
abraço
Fernando
Lindo Puma...
mesmo não sendo o meu Puma preferido, está muito bem montado e cuidado...
Mais uma vez ótimas fotos...
Parabés Bellote!
Carlos Eduardo Szépkúthy
Belíssimo exemplar, muito bem cuidado.
Sonho de consumo. Impecável exemplar!
[]'s!
Carro lindo !!! Meu 2º sonho de consumo. O 1º já tenho, um GTB S1 - 77 que estou restaurando.
maravilha de carro. prefiro a amv , mas este tambem é muito bonito. valeu.
Tenho o prazer de ter um GTB S2 vitaminado na garagem. Não troco por nada...
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