O Mini, fabricado ao longo de mais de 40 anos, é um dos carros mais carismáticos já produzidos. Desenhado por Alec Issigonis, ganhou as ruas em 1959, enchendo as avenidas de charme e cativando milhões de pessoas no mundo todo.
VÍDEO
O carrinho fez sucesso também na TV e no cinema. O clássico “Golpe à italiana”, com Michael Caine, talvez tenha sido uma de suas maiores “atuações” na telona. No seriado Mr. Bean ele ganhou também o carinho das crianças e, tal como a família real e o Big Ben, se tornou um símbolo da Inglaterra.
O exemplar das fotos ano 1975 pertence ao publicitário Gustavo Leme e foi adquirido há quase três anos. A restauração foi parcial. “A lataria estava em bom estado e recebeu alguns ajustes na parte da frente e um polimento. Na parte mecânica foi todo reformado, motor, câmbio, embreagem, freios e suspensão. Meus planos para este ano são de fazer o interior em couro”, conta.
O motor de quatro cilindros e 1.275 cm³ de cilindrada com injeção eletrônica é novo em folha. “Logo que comprei fui participar de um evento em Interlagos e o motor ferveu e travou, por isso resolvi refazer toda a parte mecânica. As peças foram trazidas da Mini Sport, uma loja especializada na Inglaterra”, revela Gustavo. Como destaque final, repare no volante Moto-Lita assinado por John Cooper e nas belas rodas de doze polegadas.
Vale lembrar também que durante a década de 60 o Mini fez sucesso nos ralis e deixou os rivais – literalmente – comendo poeira. E também foi destaque nas garagens de personalidades como Steve McQueen e Enzo Ferrari. Desse modo fica comprovado que tamanho, definitivamente, não é documento.
8 comentários:
Renato, ficou sensacional! O texto está brilhante!
Nesse mesmo dia das fotos o Mini voltou a Interlagos para o Torneio de Regularidade e se portou muito bem.
Obrigado, Abraço
...esse eu dirigi em SP,anos 70, um amigo da fábrica PUMA nos disponibilizou: era o máximo!!!
Renato !!!
lindo exemplar...
Muito bom o ensaio, parabéns.
Renato, esse danado está com cara de novo! É muito lindo e ficou muito saliente na pista. É um carrinho sensacional...
No começo dos anos 70, um amigo tinha um e saíamos para paquerar no Mini. Eram quatro marmanjões, dos meus 1,73 m de altura , aos 1,90 m do motorista, passando pelos outros dois tb altos. E mesmo assim o carro era confortável, bem mais que os Fuscas e Opalas Coupe da época.
Parabéns a vcs dois, Gustavo pelo carro e Renato pela reportagem e fotos.
Como sempre belas fotos e belo carro.
Parabéns amigo!
Um abraço,
nEoTTi
O inesquecível carro do Mr. Bean!
Postar um comentário