Google+

31 de jan. de 2009

Mini Cooper

Mini Cooper

O Mini, fabricado ao longo de mais de 40 anos, é um dos carros mais carismáticos já produzidos. Desenhado por Alec Issigonis, ganhou as ruas em 1959, enchendo as avenidas de charme e cativando milhões de pessoas no mundo todo.



1975

Cockpit

Motor

Clássico

Volante Moto-Lita

Perfil


VÍDEO




O carrinho fez sucesso também na TV e no cinema. O clássico “Golpe à italiana”, com Michael Caine, talvez tenha sido uma de suas maiores “atuações” na telona. No seriado Mr. Bean ele ganhou também o carinho das crianças e, tal como a família real e o Big Ben, se tornou um símbolo da Inglaterra.

O exemplar das fotos ano 1975 pertence ao publicitário Gustavo Leme e foi adquirido há quase três anos. A restauração foi parcial. “A lataria estava em bom estado e recebeu alguns ajustes na parte da frente e um polimento. Na parte mecânica foi todo reformado, motor, câmbio, embreagem, freios e suspensão. Meus planos para este ano são de fazer o interior em couro”, conta.

O motor de quatro cilindros e 1.275 cm³ de cilindrada com injeção eletrônica é novo em folha. “Logo que comprei fui participar de um evento em Interlagos e o motor ferveu e travou, por isso resolvi refazer toda a parte mecânica. As peças foram trazidas da Mini Sport, uma loja especializada na Inglaterra”, revela Gustavo. Como destaque final, repare no volante Moto-Lita assinado por John Cooper e nas belas rodas de doze polegadas.

Vale lembrar também que durante a década de 60 o Mini fez sucesso nos ralis e deixou os rivais – literalmente – comendo poeira. E também foi destaque nas garagens de personalidades como Steve McQueen e Enzo Ferrari. Desse modo fica comprovado que tamanho, definitivamente, não é documento.

8 comentários:

Gustavo disse...

Renato, ficou sensacional! O texto está brilhante!
Nesse mesmo dia das fotos o Mini voltou a Interlagos para o Torneio de Regularidade e se portou muito bem.
Obrigado, Abraço

Anônimo disse...

...esse eu dirigi em SP,anos 70, um amigo da fábrica PUMA nos disponibilizou: era o máximo!!!

De Gennaro Motors disse...

Renato !!!

lindo exemplar...

Luís Augusto disse...

Muito bom o ensaio, parabéns.

SALOMA disse...

Renato, esse danado está com cara de novo! É muito lindo e ficou muito saliente na pista. É um carrinho sensacional...

Felipe Nicoliello disse...

No começo dos anos 70, um amigo tinha um e saíamos para paquerar no Mini. Eram quatro marmanjões, dos meus 1,73 m de altura , aos 1,90 m do motorista, passando pelos outros dois tb altos. E mesmo assim o carro era confortável, bem mais que os Fuscas e Opalas Coupe da época.
Parabéns a vcs dois, Gustavo pelo carro e Renato pela reportagem e fotos.

nEoTTi disse...

Como sempre belas fotos e belo carro.

Parabéns amigo!

Um abraço,

nEoTTi

Ney Júnior disse...

O inesquecível carro do Mr. Bean!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails