Google+

11 de jan. de 2009

Gol GTI

Gol GTI

Há exatamente duas décadas acontecia uma revolução na indústria automobilística brasileira: a injeção eletrônica. Mas não foi só isso. Junto com ela nascia um novo esportivo e uma sigla, que seria lembrada para sempre e teria sua história – e suas façanhas – contadas e recontadas através dos anos.



1ª geração

Logotipo

Painel

Toca-fitas




VÍDEO



O Gol GTI, destaque dessa semana, é um dos representantes dessa primeira safra. A cor azul-mônaco desperta olhares pela rua e faz alguns corações bateram mais forte. Isso ficará mais evidente assim que o leitor conferir a trajetória do atual proprietário Maurício R. até chegar ao seu sonho:

"Gosto e muito de tudo que tenha motor e 4 rodas, mas Ferraris, Porsches e afins sempre estiveram muito distantes da minha realidade, esses são só pra olhar mesmo, minha paixão verdadeira sempre foi pelos Gol esportivos, os fantásticos Gol GT, GTS e GTi, esses marcaram muito minha vida dos 15 anos em diante pelo desejo que despertavam em mim e acho que em 90% da molecada .

Me lembro muito bem de ver o Gol GTI sendo lançado no salão. Na época do lançamento eu tinha 16/17 anos, imagina a fissura de um moleque vendo nascer o mito, me lembro de ler e guardar as revistas da época, de ir a uma concessionária da VW só pra olhar mais de perto o carro, de raramente ver um desses nas ruas pela exclusividade que era e quando via ficava meio bobo, de boca aberta com aquela combinação de azul e cinza, os bancos Recaro, o rádio Rio de Janeiro, o ronco, enfim, lembro de ficar sonhando em ter um deles um dia.

Há cerca de 1 ano e meio atrás passando em frente a uma oficina "chique", me chamou a atenção um carro com aquela combinação de azul e cinza inesquecível parado no pátio, dei a volta no quarteirão, entrei no estabelecimento e fui conferir de perto...estava tudo lá, as rodas pingo d´água sem um raladinho, os bancos Recaro impecáveis, o volante de couro perfeito, o escape com ponteira dupla, só 64 mi km marcando no painel...inacreditável !!!

Perguntei pelo dono mas não estava lá, era cliente da loja que fazia a manutenção mecânica e cuidava da aparência da jóia, que brilhava e muito. Passei mais alguns minutos admirando o carro e voltei pro trabalho mas não conseguia pensar em outra coisa naquela tarde, no meio dela voltei na loja e deixei um cartão pra ser entregue ao dono com meus parabéns pelo carro e se houvesse um dia intenção de vender que entrasse em contato comigo.

Passados uns 4 meses recebo um e-mail, era o dono do GTi. Comentou que havia guardado o meu cartão pois eu tinha demonstrado gostar muito do carro e que resolvera vender pois tinha outros antigos e não estava conseguindo "dar a atenção devida a todos os filhos". Tudo parecia estar dando certo, só havia então um pequeno problema, o preço pedido era alto demais pra mim e não havia forma de fechar o negócio. Imagine a minha frustração.

O carro foi então anunciado num site de raridades por um valor até um pouco mais alto, e eu não passava um dia sem acessar pra ficar namorando as fotos. Até que num domingo à noite, estava eu lá dando a minha conferida diária nas fotos quando notei que o valor havia baixado um pouco, naquela noite não dormi direito e mal podia esperar a 2a-feria de manhã.

Assim que cheguei no trabalho redigi um e-mail contando ao dono do GTi toda a minha paixão pelo modelo e pedindo desculpas primeiro, fiz uma proposta de compra parcelada e ainda abaixo do valor pedido. Essa era de fato a única maneira de eu conseguir realizar o sonho e já esperava um não como resposta, mas pra minha surpresa ele aceitou !!!!

Um ano depois da compra tem hora que ainda parece mentira, mas depois de 19 anos eu tenho o imenso prazer e satisfação de ter um Goi GTi Azul Mônaco na garagem. Andar com o carro é como voltar no tempo e reviver minha adolescência e as reações das pessoas por incrível que pareça ainda são as mesmas: só elogios ao azulzinho".

31 comentários:

Allan Deny disse...

Lindo texto, inda história, belíssimo carro! Parabens

Allan Deny

Anônimo disse...

mto massa mesmo! como comentaram aí embaixo, lindo carro e linda história tmb.

recebi o link pelo orkut e gostei bastante do site, parabéns pelas fotos!

abraços,
beto

Anônimo disse...

Que relato bacana... dá satisfação em ler. Congratulations. É um belíssimo GTI. O sonho da molecada MESMO.

Abrasssss
Vito Montanaro

Gustavo disse...

Sonho meu também!

Anônimo disse...

Lindo carro, linda hístória.
Sou apaixonado pelos três mitos gt gts e gti e me identifiquei na hora em que li o texto.
Bom saber que ainda existem pessoas que admiram essas maquinas como eu...
Tenho um gts 1991 vinho a alcool e sou completamente apaixonado pelo carro.Pena que o seguro seja caro...

Unknown disse...

fiz parte dessa molecada e fqliz somos nos de termos vivido essa decada dos anos 80 onde pudemos conhecer esses icones da volks chamados gt,gts e gti parabens pelo seu carro e tenho um gti bola mas meu sonho e um 89 azul monaco e ainda vou comprar valeu

Unknown disse...

ola Allan meu nome é Adriano sou do sul tabem tenho uma beleza desa o meu GTI é 1994 vermelho estilus e esta bem concervado todo mundo olha realmente é 10 valeo abraço

Anônimo disse...

É meu camarada, só que um pouco mais novo que você por volta de 11/12 anos já babava pelo golzinho e agora com 30/31 consegui realizar meu sonho de ter um Gol GTI(gasolina). Ele é cinza com as faixas do parachoque azuis e bcos. Recaro cinza e ano 1993 c/ 227.000kms, mas não dá nem sinal de fumaça, o carro foi muito bem cuidado pois pertenceu a uma família durante 9 anos e o golzinho é show! Isso sem falar no motor AP2000 que pra mim foi o melhor motor que a VW já fez. Até mais e um forte abraço!

Francisco disse...

Amigo bela história... Tenho 19 anos e sou apaixonado pelo Gol (GTS e GTI), ainda não pude realizar meu sonho mas espero um dia poder contar uma historia tão bela como a sua! Faltou um pouquinho para realizar meu sonho, mas o dono do carro me deu uma rasteira daquelas que derruba mesmo! Vou contar como foi:
Um rapaz da minha rua tinha um GOL GTS, PARADO... Fui até ele e perguntei se tinha interesse em vender o carro? Ele disse que sim pois tinha acabado de comprar um carro novo e deixou o velho companheiro de lado eu fiz minha proposta a ele, ele falou FECHADO!! Mas tinha um problema, ele iria emprestar o carro no dia seguinte ao amigo dele.. falei tudo bem, quando ele voltar com o carro nos fechamos de vez o acordo.. ofereci até que ficasse com o dinheiro e quando o carro chegasse era só deixar na minha casa, ele não quiz!
Passou-se então um mês e nada.. Voltei a casa dele para saber o que tinha acontecido, pois não estava nem dormindo direito esperando o carro chegar! Ele então me da a rasteira dolorosa, "o meu amigo adorou o carro e ofereceu mais do que você, então vendi a ele"! Pronto fiquei sem chão naquele momento, não consegui nem responder ao rapaz uma só palavra, dei as costas e fui embora!! E até hoje estou a procura do meu sonho, mas o valor que estão querendo no carro é alem do que posso pagar!!!
É isso ae galera, espero que um dia o final seja feliz e torno a escrever quando eu compra meu GOL (GTI ou GTS)
Att.: Francisco

Anônimo disse...

È isso aí galera.Quando a gente tem um sonho, é só acreditar e persistir, pois nosso desjo acaba atraindo-o para mais perto.Também sou maluco pra ter um gol GTI.Pra mim é um eterno carro.BOM GOSTO.

Anônimo disse...

Realmente é uma bela história... é impossível não se emocionar com este relato de paixão e orgulho de possuir um GTI. Assim como o feliz proprietário deste modelo 89, desde criança aprendi a respeitar este carro, sua força, seu carisma, características que o tornaram mais que um simples carro; o tornaram um mito, um símbolo de esportividade da indústria brasileira. Hoje, aos 25 anos, também sou proprietário de um GTI, ano 96. Sou seu segundo dono e sempre o conheci, desde a saída da concessionária... lembro-me das inúmeras vezes que ia até a empresa de seu antigo dono só para lhe admirar... O possuo a 09 anos e considero extremamente inconcebível a idéia de me desfazer desse carro... que, para mim, representa um sonho de criança realizado...

Ass: Moisés

Angelo SC disse...

realmente, fiquei ate emocionado aki, pois me identifiquei com o relato, pois meu pai tinha um gts 88 vermelho que era lindo e desde entao me apaixoei pelo mito. ano passado ja com 30 anos comprei o meu gol gti 1995 vermelho bola, eu gostaria realmente era de ter um quadrado 94, no entanto um carro desse q esteja impecavel esta com o preço muito alto, e a esposa tb nao me deixou comprar por ser um carro muito velho, hehehe. mas to feliz com o meu vermelhao 8v, pois esta mesmo impecavel. Quem kiser conferir ta ai o site: http://www.tuningsc.com.br/garagem/thumbnails.php?album=21

E... parabens pela bela materia. felicidades ao dono.

Leonardo disse...

Assim como o dono deste relato, eu também tinha 17 anos em 1989 e lembro bem o que a visão de um GTi azul pelas ruas causava em todos da minha idade. Não dá para explicar. Naquela época só existiam carroças na ruas e esse carro causou um impacto muito grande. Era o sonho de consumo da molecada. Não dá para fazer os mais novos de hoje entenderem o que esse carro significou. Tive a oportunidade de dirigir um desses em 1992. O ronco até hoje é inigualável e inesquecível. E a potencia, era um avião para a época. Hoje em dia com 37 anos, já realizei meu sonho de infãncia e sou dono de um Golf GTI. Não sei se eu dirigisse um desses Gol de novo atualmente eu teria a mesma emoção de antes, creio que não. É uma dúvida que gostaria de tirar. Mas mesm assim, ele tem lugar cativo no coração de todos nós que vivemos aquela época.

Anônimo disse...

Bela estória,

Sou + novo mas me identifiquei da mesma forma.Tinha uns 6 anos e viajava mto com meu pai, que na época tinha um opala 4cc.Lembro q os gol gti, gts e o kadett dominavam as estradas naqueles tempos, saudades disso.O dia que chegar sua vez de vendê-lo pode me avisar, assim serei + 1 c/o sonho realizado ....

Um abraço

Vitor

Unknown disse...

CARA EU CHEGUEI A ME EMOCIONAR DE LER ESTE RELATO, POIS SOU UM APAIXONADOPELOS GOL'S GT, GTS E GTI, JA TIVE UM GT 86 VERMELHO E INSANAMENTE VENDI, E TENHO EM VISTA HOJE ACHAR UM GTI AZUL MONACO OUASTRAL, PARABENS!

Julio Romão disse...

bom pessoal tenho um gti 90/90 mônaco não esta em perfeitas condições mas gostaria de deixar estou precisando da mangueira do filtro de ar e da máquina de vidro esquerda e do 1° botão do lado esquerdo do painel esta difícil achar essas peças se alguem souber por favor me avise, desde já agardeço.

Unknown disse...

que tesaaaaao..

ele deveria estar la no www.familiagti.com.br , sem dúvida!

parabens pela materia!

Anônimo disse...

Olá amigos! Tenho interesse em compra de um Gol GTI 96 16V ou 8V (de preferência na cor Branco Pérola). Caso tenha interesse em venda, favor enviar um e-mail para toby.gordo@yahoo.com.br! Estou disposto a pagar R$20,000.00 no carro independentemente da localidade do carro. Obrigado!

Unknown disse...

Olá pessoal.
Depois de quase 20 anos também consegui realizar meu sonho: um GOL GTI 89.
Está todo original, exceto as rodas que logo pretendo colocar as "pingo d'água" e dar uma geral nele pra deixar zerado.
Meu outro carro, um Stilo ficou em segundo plano. Ele deve tar morrendo de ciúmes..
Abraços
Gilson

LLe Matão-SP disse...

Nossa cara que história foi essa!!!
Meus parabéns por ter conseguido realizar seu sonho
de ter uma jóia rara dessa...
Eu tb adoro os esportivos GT, GTS e o magnifico GTI.
Eu tenho um GTS 1993 já faz 6 anos (e naum vendo taum já).
Mais meu gosto pelo esportivo implacável Gol GTI, começou em
maio de 1.989 qdo meu pai dpois de mt briga no preço
(na época um tal de “ágio” consumia um bom tanto do valor carro)
conseguiu comprar seu Gol GTI ”NA CAIXA, ZERADO”!!!
Até então eu soh conhecia o” irmão” GTS (q era o melhor até o momento!)
E eu tinha apenas 12anos, mais já sabia o q era um esportivo,
pq por onde a gente passava com o carro(sonho de todos da época e algumas pessoas de hj) arrastava multidões para
ver o esportivo q revolucionou o mercado de carros no Brasil.
Qm tinha 6canecos(opala6cilindros.) dsligava o motor pra ver o azul-monâco passar.
Pena q na época naum tinha máq. Digital e nem filmadora (niguém ligava mt p/ isso) para
termos registrado aqueles momentos q ficarão pra sempre na minha memória , de
meus famíliares e de todos aqueles q puderam ver e andar
No esportivo GTI do meu pai com plástico nos bancos RECARO.
Pode até ser um exagero de minha parte, mais axo q até hoje naum tem um carro
q fez ou faça tanto sucesso qto fez o GTI do meu pai em 1.989 e tds as 100 unidades época.
Vlw galera...
Leandro Matão-SP..... lleandromor@hotmail.com

rodrigo disse...

eu sou o rodrigo de santa cruz das palmeiras sp e eu tenho um gts 93 azul riviera,e eu adoro o carro gostei muito dos videos e fotos.

Leandro Oliveira disse...

puxa vida, minha vida passou em um instante quando li o texto...
espetacular, o gol Gti sempre foi meu sonho de adolescente.
meu pai era assinante da 4 rodas e lembro como se fosse hoje o aguardado o pega contra os famigerados kadetts gsi, que na minha cabeça perturbada pela paixão, eram os vilões da época.
tenho a revista até hoje.
a vida leva a gente pra lugares completamente diferentes de onde imaginamos....
nunca aconteceu a oportunidade de ter um, mas a paixão por VW e pelo Gol permanecem até hoje.
Leandro - PIúma/ES.

Herculano disse...

Ainda bem que você teve atitude e persistência, sem elas você não teria este carro que uma raridade e acima de tudo respeitado por quem entende de automóvel. Espero um dia encontrar um Gol GTI quadrado nessas condições e ainda poder compra-lo. Vendo o meu Polo Sportline se necessário rsrs.

Sds,

Herculano - Belém/PA

Leandro disse...

Por favor, preciso saber o nome do acessório na lateral baixa da porta do gol (de cor cinza)
grato

jardimemota@gmail.com

Leonardo disse...

Olá amigo, será que por algum acaso hoje em dia vc tem intenção de vender o GTi azul ? tenho interesse. Obrigado, um abraço.

meu carro disse...

bom amigos eu me chamo lenilson diferente de todos apch por esse lindo e potente carro tenho um gti ano 90 e estou vendedo entereçados ligue p19 33872727 ou 93090075 que combinamos o valor

rafael disse...

Possuo um gts identico ao do video da pagina principal, a unica dsiferença é o motor, injetado e com kit turbo, comprei o carro pela conservação e originalidade, esta impecavel, o fato de ser turbinado me deixou com algumas duvidas nop inicio da negociação, mas após conhecer a real historia dele , não teve jeito, agora é meu. o carro é de uma originalidade que poucos possuem , com tudo (manual,chave reserva com luz, nota fiscal, step original,interior em perfeito estado, assim que possivel farei um video e postarei para compartilhar com a galera.

Anônimo disse...

Muito lindo sonho de qualquer pessoa

marcelo disse...

Nossa gostei muito da materia sobre gti, e das fotos eu tenho um gti tb 89 azul monaco que no momento eu estou restaurando nunca me deu problema,me lembro até hoje o dia que eu comprei ele o vendedor me disse que o gol gti foi muito cobiçado no passado que quem tinha nao vendia e uma monte de coisas ..........no primeiro momento eu pensei que era so papo pra vender mesmo eu nao tinha conhecimento de quanto o carro era famoso .. comprei depois disso a onde eu ia perguntavam se eu nao vendia, quanto foi o valor,o ano e outras coisas mais .Entao agora eu sei pq quem tem nao vende rsrsrs....parabêns para quenm tem ou ja teve essa joia chamado gol gti/gts ou gt .marcelo.campinas-sp

Anônimo disse...

lindo carro, eu tambem sonho em ter um desses, antes que os play boys estragem todos

Anônimo disse...

Vc Nao Vende?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails