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28 de set. de 2008

De Tomaso Pantera - Recordista de velocidade

De Tomaso Pantera

Aviso urgente: no último domingo um animal selvagem foi visto por alguns moradores incrédulos do bairro da Mooca. Segundo testemunhas, ele urrava e tinha uma cor amarelada.



1974

Perfil

Amarelo-manga

Cockpit

408 V8

Recordista brasileiro de velocidade (1994)


VÍDEOS







Com este ensaio consegui levar metade dos Panteras (conhecidos) que rodam no Brasil para o site. Mas esse tem algo diferente. Ele foi o recordista brasileiro de velocidade, marca obtida em 1994.

No primeiro vídeo deixo o leitor bem perto do “perigo”. Vamos conhecer o cockpit da máquina – e seus variados manômetros – além do coração selvagem. No segundo o monstro mostra as garras (peço desculpas pela tremedeira, mas com essa cavalaria afinada bufando nos seus ouvidos, o coração bate junto com as rotações do motor).

Com a palavra, o dono da fera (vale a pena ler até o final):

"Consultamos - pelo menos para transmitir infomações seguras e editadas - algumas matérias divulgadas na ocasião daquele evento, o de 1994, para poder informar algumas especificações do carro. Mas decorridos esses anos, outros adendos foram complementados. Todavia, vamos lá: O motor é da fabricação Ford, modelo 408, com 6.654 cc, confeccionado em aluminio com apenas 171 Kg, com a mesma potência dos motores Cosworth que imperavam os F1 dos anos 70.

Escapamento igual ao do Ford GT40 de competição. Hoje, temos ainda, uma redução de peso uma vez que as portas e as tampas do motor e do frontal são em alumínio. Houve um estudo para a confecção do "spoler" dianteiro e pela transferência do tanque de gasolina para a frente do carro. Isso contrabalanceou seu peso e estabilidade. O carburador é um Holley 1000, quadrijet e o comando já mencionado pelo editor Renato do Garagem. Segundo nossos conhecimentos o carro não está com menos de 550 cavalos.

As marcas desses Panteras nas competições de velocidade são respeitáveis.

No caso específico desse carro, elas são as seguintes:
No de 1994: De 0 - 400 m = 13,13 seg.
De 0 a 1000 m = 25,50 seg.
Em 2003 0 - 400 m +- 11,8 seg.
De 0 - 1000 m = 21,6 seg. e com velocidade máxima estimada de 290 Km/h.

Essa prova é realizada no Aeroporto de CTA - com exclusividade para o evento - com pista de mais de 4.000 metros, com regras e exigências especificas. Ao longo do percurso tem-se os técnicos dotados de equipamentos para a contagem do tempo de cada bólido."

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindo!

E o mais interessante é que, apesar do motor bravíssimo, pareceu ser suave para andar na rua.

Parabéns ao proprietário.

Anônimo disse...

Renato, parabéns a vc pela reportagem e tb ao proprietário desta maravilhosa "macquina".

Abs
Francisco/Sto.André

Anônimo disse...

Isso é um sonho!!
Alguém sabe dizer como é feito esse tal recorde de velocidade( pq diz média de 256 km/hora, é circuito?qual?)

Autodynamics disse...

Deus Abençoe!

.:run4fun:. disse...

Simplesmente amedrontador!
O interior deste carro é um sonho!
Parabéns!

Anônimo disse...

Prezados Amigos
Consultamos - pelo menos prá transmitir infomações seguras e editadas - algumas materias divulgadas na ocasião daquele evento, o de 1994, prá poder informar algumas especificações do carro. Mas decorridos esses anos, outros adendos foram complementadosnesse 4rodas. Todavia, vamos lá: O motor é da fabricação Ford, modêlo 406, com 6.654 cc, confeccionado em aluminio com apenas 171 Kg, com a mesma potência dos motores Cosworth que imperavam os F1 dos anos 70. Escapamento igual ao do Ford GT40 de competição. Hoje, temos ainda, uma redução de peso uma vez que as portas e as tampas do motor e do frontal são em aluminio. Houve um estudo para a confecção do "spoler" dianteiro e pela transferência do tanque de gasolina prá frente do carro contrabalanceou seu peso e estabilidade. O carburador é um Holley 1000, quadrijet e o comando já mencionado pelo editor Renato do Garagem. Segundo nossos conhecimentos o carro não está com menos de 550 cavalos.
As marcas desses carros De Tomaso Pantera nas competições de velocidade são respeitáveis.
Desse, são as seguintes:
No de 1994: De 0 - 400metros = 13,13 seg. De 0 a 1000metros = 25,50 seg. Em 2003 0 - 400+ 11,8 seg. De 0 - 1000 = 21, 6 e com velocidade máxima estimada de 290 Km/h. Essa prova é realizada no Aeroporto de CTA - com exclusividade para o evento - com pista de mais de 4.000 metros, com regras e exigências especificas. Ao longo do percurso tem-se os técnicos dotados de equipamentos para a contagem do tempo de cada bólido.
Abraços e que DEUS ABENÇÔE A TODOS.
J. Ademir

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