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23 de abr. de 2012

Monza S/R: quando os esportivos eram esportivos no Brasil




Esportivo e veloz. O Monza S/R fez da versão hatch deste grande sucesso da Chevrolet um objeto de desejo de boa parte da juventude dos anos 80. O estilo com aerofólio e rodas exclusivas marcou época no Brasil.




A versão “brava” chegou ao mercado em 1985. Vale lembrar que naquela época a disputa do segmento era bastante acirrada, com modelos como Gol GT, Escort XR3, Passat GTS Pointer e Uno 1.5 R.

O acabamento segue um padrão que não vemos mais por aqui. Os bancos são da Recaro, o painel de instrumentos conta com fundo vermelho e a versão é identificada à distância. O esportivo conta também com faróis auxiliares.

O banco, nesse caso, não conta com ajustes de altura, como no Gol GT e Passat Pointer, mas mantém o corpo de forma confortável durante as acelerações e nas curvas. O motor é de 2,0 litros, com 110 cv e 17,3 kgfm de torque. Em conjunto com a suspensão e o câmbio seus números de aceleração eram bem interessantes, com 0 a 100 na casa dos 11,8 segundos e velocidade máxima de 167 km/h.

 Em breve traremos mais modelos nacionais que marcaram época e deixaram saudades, seja pelo desenho, conforto ou desempenho. Fique ligado em nossas próximas atualizações.


Monza



S/R

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2.0 S

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3 comentários:

Mário César Buzian disse...

Renato,

Eu tive a sorte de ter todos os anos de fabricação dos S/R, dos primeiros 1985 até os 1988, que são os meus prediletos (eram mais completos em termos de acessórios e os bancos Recaro em tom cinza-claro eram sensacionais) e por terem uma "tiragem" muito pequena, os mais raros...
Inclusive tivemos três Monza desses ano/mod. 1989, feitos na Venezuela, e que eram de uso da frota da GMB, comprados diretamente da fábrica em leilão, todos a gasolina com caixa automática, rodas de alumínio desenho diferente e bancos comuns revestidos em couro: um branco, um amarelo (tonalidade bem parecida com a dos Kadett GS feitos em 1991) e um azul metálico...
Depois da chegada dos Kadett, esses Monza ficaram meio "ultrapassados" e como tinham a carroceria hatch, acabaram caindo em mãos erradas...
Não eram fáceis de revender mas tinham seu público fiel, e hoje eu fico muito feliz em ver poucos mas íntegros e originais exemplares, assim como todos os "esportivados" dos anos 80 que são difíceis de se restaurar pela quase absoluta falta de peças originais e por usarem bastante plástico e acabamentos únicos, mas quando bem mantidos são carros sensacionais !!
Esse que vc. mostrou é um feito em 1987 e já usa motor 2.0/S, é um "rojão" pra andar quem conhece e gosta de tocar forte é uma delícia de carro !
Um grande abraço dos amigos e fãs do blog daqui do Sul !!

Mário Buzian - Ivoti/RS

Estevan disse...

Esse é da época dos verdadeiros Esportivos nacionais! Parabéns pelo post.

Claudio Vital disse...

Tenho uma paixão por Monzas, que obviamente, é 100% emoção! Tive um 85 Fase 2, Prata Monte Carlo. Peguei ele em 1990, era de meu irmão, comprado zero km. Fiquei mais 6 anos com ele. Se arrependimento matasse, nunca teria vendido ele, mas aquela coisa de querer trocar de carro, depois de 280.000 Km, trocado somente uma junta de cabeçote, por precaução mesmo me desfiz e comprei um SL/E 90 azul, cor linda, viva, mas nem de longe com o acabamento do meu primeiro. Um carro delicioso de andar, econômico e muito, mas muito silencioso.
Qual não foi minha surpresa outro dia - Achei três fotos antigas do meu antigo carro, lembranças vieram a tona, me emocionei, fazer o que paixão é isso.
Esse S/R está SENSACIONAL!!! LINDO LINDO LINDO!
Parabéns pela avaliação!

Cláudio Vital

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