Google+

13 de fev. de 2012

Smart Fortwo Passion Cabrio é um kart urbano



Pequeno, ágil e bastante divertido. O Smart é um daqueles carros que antecipa o futuro e dá uma perpectiva de alguns modelos que teremos em poucos anos nas ruas. O conceito surgiu no final dos anos 90 e ganhou popularidade e notoriedade na Europa.



São 2,69 m de comprimento por 1,50 m de largura. O carro todo equivale a uns três passos. E foi justamente essa a idéia da marca ao pensar em algo que pudesse andar com agilidade, estacionar em lugares bem pequenos e, de quebra, gastar pouco combustível.

No Brasil o Smart desembarcou em 2009. Porém, em nosso mercado ele se tornou um carro destinado a um público mais descolado, longe da propotsta original. De qualquer modo, passar uma semana a bordo do carrinho, me permitiu conhecê-lo em detalhes, bem como suas qualidades e – poucos – defeitos.

Ele vem bem equipado de série, com rodas de 15 polegadas, sistema de áudio de primeira, tela central com GPS integrado e só ficam faltando mesmo a regulagem de altura do volante e o computador de bordo. No quesito segurança, nota máxima, com quatro airbags, ABS e controle de estabilidade.

Mas é rodando que suas outras qualidades aparecem. A transmissão automatizada de cinco velocidades dá alguns trancos no modo automático, mas basta escolher o modo manual para minimizar seus efeitos e ter um passeio mais agradável. As trocas podem ser feitas através das borboletas no volante ou na própria alavanca.

E quando instigado o Smart mostra seu lado mais agressivo. O motor turbo de três cilindros e 999 cm³ tem um torque razoável (12,2 kgfm) que, aliado ao modo manual e suspensão com ótimo acerto (apesar de sofrer um bocado em nossas ruas), torna o carrinho um verdadeiro kart.

Isso pôde ser visto em saídas rápidas de semáforo, curvas em velocidade e retomadas vigorosas, abrindo caminho entre sedãs maiores e mais potentes. Mais divertido do que isso, só reparar no olhar incrédulo de algumas pessoas.

O preço, como foi dito no início, é alto (R$ 71.900,00 sem levar em conta o aumento do IPI), mas a idéia de transporte individual e sustentabilidade é inegável no pequeno. Além disso, ele é o conversível mais barato do mercado, o que garante bons momentos de diversão em dias ensolarados e uma pontinha de inveja, provando que tamanho – decididamente – não é documento.

Exemplar cedido pela Mercedes-Benz do Brasil.

Smart Fortwo Passion Cabrio





Turbo e 84 cv





Bom de curva

LEDs

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails