Google+

17 de abr. de 2010

Dodge Dart 1971: dirija-o e ame-o

Dodge Dart

No final da década de 60 os brasileiros passaram a ter uma nova opção na hora de trocar de carro. O luxuoso sedã da Chrysler chegava às lojas esbanjando charme e potência. O motor V8, com 318 polegadas cúbicas e potência superior aos 200 cv, criou um novo patamar de desempenho no país.



1971



318 V8

Paixão



Foto de época?


VÍDEO



No ano seguinte chegava a versão cupê, com um estilo mais agressivo. O clássico das fotos na cor vermelha (etrusco) é um representante da safra 1971 e chama a atenção pelo alto grau de originalidade. Os amigos mais próximos conhecem o modelo pelo apelido de Dr. Rodolfo, em homenagem ao saudoso Raul Cortez, que no filme “Roberto Carlos a 300 km/h” circula pela cidade a bordo de um exemplar idêntico a este.

Serginho, como é conhecido no Chrysler Clube, é o dono da máquina e me contou que o Dart chegou às suas mãos em 2008. “Eu sou o 3º dono. Ele foi retirado zero-quilômetro na extinta concessionária Autoserv, em Santo André”, revela. “Após passar um tempo em Guarulhos hoje está novamente emplacado e de volta à sua terra”, conta com orgulho.

Como já havia dito, o V8 nunca foi restaurado. “A pintura ainda é a de fábrica e a parte mecânica foi completamente revisada. O bloco foi repintado na cor azul firenze em Campinas”, salienta. Nesse ponto cabe uma homenagem. “Gostaria de deixar registrada a atenção inigualável do Sr. Duilio Menardi, que fez a revisão mecânica. Mesmo estando na cama de um hospital lutando contra o câncer, ficou muito preocupado em me entregar o carro a tempo. Foi seu último trabalho em vida. Ele nem chegou a vê-lo rodando novamente”, ressalta.

O proprietário me contou ainda que é um apaixonado pelos Darts da linha 1971-72 e já está de olho em outro exemplar. A paixão também passou de pai pra filha. “Outro fato que de certa forma me deixa muito feliz é que minha filha Laura de 4 anos ama de paixão o Dodge até diz para todo mundo que o carro é dela. Quando tem algum encontro ou evento e deixo de ir com ele pra ir com outro carro ela chega a chorar muito”, diz.

Curiosamente neste ensaio ocorreu algo completamente anormal. O tempo fechou de repente e a chuva veio com disposição. O que fazer? Essa é uma questão complicada em se tratando de automóveis antigos, mas o clássico tirou de letra. Fizemos os vídeos debaixo de muita água e o resultado ficou excelente.

Talvez tenha sido o zeloso mecânico citado três parágrafos acima que resolveu dar uma passadinha pra ver o resultado do seu trabalho em companhia de São Pedro. Mas tudo transcorreu bem. E o Dart fez bonito e deixou claro que dodgeiro é dodgeiro, até debaixo de chuva...

5 comentários:

Alysson Prado "Balo" disse...

Incrível Bellote, tanto a história deste exemplar das imagens, quanto a história do ensaio. Os Dart e Charger são dois dos grandes esportivos fabricados no país, e fazem parte de uma época em que no Brasil tinha-se oferta de verdadeiros carrões esportivos e seus V oitões com roncos bravos e boas performances, coisa que hoje faz falta na oferta de veículos.

Apesar da chuva durante o ensaio, deu até um ar nostálgico (e sombrio) às imagens...quanto ao vídeo..MOPAR com certeza (rs)

Parabéns por mais este ensaio OFF e 'On MOVIEmento', deste fantástico e impecável ,odelo.

abs.

ALYSSON PRADO "BALO"

Ron Groo disse...

Sou fã destas banheironas. São carros cheios de personalidade.
São lindos.

De Gennaro Motors disse...

Olá Renato

ficou legal essa ensaio ! a chuva caiu bem ! rsrs

abraços

Fernando Gennaro

Anselmo Coyote disse...

Cara, me bateu uma saudade... eu criancinha ainda. O Dr. Manoel Etto tinha um Dart verde e o Gilberto da Cofeauto um Charger R/T, amarelo... eu só olhava, sentadinho na mureta, calças curtas... putz. Obrigado.
Abs.

Daniel Bronzatti disse...

Belo ensaio Bellote. Tive um Luxe Branco 73, mas não chegava aos pés da conservação deste. Impressiona contar ainda com a pintura original. Ah, e a retomada em 3a. era inesquecível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails