Google+

18 de abr. de 2009

Dodge Challenger R/T 440 Six-Pack

Dodge Challenger RT

No começo da década de 70 a diversão nos EUA tinha uma receita bem simples. Primeiro um motor com oito cilindros em V. Depois muitas polegadas cúbicas como recheio. Válvulas e comandos sob medida fazem parte da cobertura. A “cereja”, por fim é um carburador de corpo quádruplo. Voilá! Detroit criou um muscle car e a América toda saboreou até o último pedaço, ou melhor, até a última gota de gasolina no tanque.



1971

Painel

440 V8

Big block

Bocal

Hurst


VÍDEO



Brincadeiras à parte, falar de “big blocks” – e fotografá-los – é uma tarefa realmente divertida. O leitor já pôde conferir no blog algumas máquinas quentes e agora terá a oportunidade de conhecer outro representante pra lá de nervoso: o Dodge Challenger R/T 1971. Afivele o cinto e embarque nessa.

Uma das características deste carro – assim como o exemplar 1970 de duas semanas atrás – é sua carroceria, conhecida popularmente como coke bottle. As linhas cheias de más intenções conquistaram fãs no mundo todo. O clássico ainda está equipado com belas rodas Cragar e esbanja estilo com as faixas pretas que correm pelas laterais.

Agora repare bem no capô. Esse era o motivo que fazia a molecada tremer nas bases e as garotas aceitarem um convite até o drive-in. Tremer, literalmente. O Challenger é equipado com um motor de 440 polegadas cúbicas. São 7,2 litros e furiosos 390 cv brutos. O charme se completa com o Six Pack, que consiste em três carburadores duplos debaixo do Shaker, essa grande peça preta que rasga o capô, prontos para injetar combustível, adrenalina e fazer a vida valer a pena. O opcional podia ser adquirido na época por aproximadamente US$ 97.

Mais do que desempenho a idéia principal era justamente chamar atenção. Imagine o efeito moral de acelerar o bólido no semáforo, enquanto se aguarda a luz verde. O Shaker balança – como o leitor confere no vídeo – e inspira respeito. É uma mensagem muito clara de poder.

Antes de terminar, deixo um agradecimento ao funcionário responsável pela manutenção da máquina, Paulo Teixeira, e ao seu xará Paulo, o mecânico que deixa o big block girando redondo. E aos leitores um recado: mais muscle cars estão chegando. Aguardem!

12 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Coisas que fazem a vida valer a pena ser vivida com a maior intensidade....parabéns a vc e ao proprietário desta maravilhosa MACQUINA.

Zezão disse...

Bellotti, um carro e tanto, depois de um Mustang Fastback 69, sem duvida, um Challenger seria meu sonho de consumo !

Isso foi o depoimento de um verdadeiro viciado em Muscle Cars !

logo que pronta, vou te colocar na lista de blogs no meu blog.

acesse lá: www.kers-f1.blogspot.com

Unknown disse...

Simplesmente maravilhoso! Por parte da manutenção dessa máquina e por quem fotografou e fez o video realmente parabéns!

Pé de Chumbo disse...

Ôpa, Renato, ói nóis aqui também!
Muito legal teu blog, já está no meu "favoritos".
Virei sempre dar meus palpites errados e meus pitacos fora de hora!
Me aguarde, eheheheheh....

Anônimo disse...

Olá
Sou visitante assíduo do seu blog e gostaria de sanar uma dúvida, se for possível. Porque alguns V8 tem 3 carburadores enquanto outros tem 2 ou 4.
Abs
Júlio

Anônimo disse...

Olá
Desculpe a ignorância, mas por que six e não four. Já vi vários v8 com 3 carburadores, mas o certo não seria 4, 2 ou 1?
Gosto muito do seu blog, é de excelente qualidade.
Abs
Júlio

GP Oficina Mecânica disse...

É Muscle cars são sempre bons de se ver por ai, são imponentes e transmitem respeito, mesmo que na pratica em desempenho estejam muito ultrapassados, o ronco e seu funcionamento são únicos.

Parabens pelas fotos!

Carlos Eduardo Szépkúthy
http://gpomec.blogspot.com/

Alisson El Camaro SS disse...

Renato ,belas fotos. Trabalha no ramo ?
Faço minha as perguntas lá de baixo , porque 6 ?
não seriam os carburadores divisiveis ou multiplos dos cilindros?

De Gennaro Motors disse...

o loco Renato !adoro essses carros

Renato Bellote disse...

Olá pessoal,

Obrigado.
Júlio e Alisson.
Basicamente os muscle cars eram equipados com um carburador de corpo quádruplo. No caso desse pacote da Mopar os carros recebiam três carburadores de corpo duplo - daí o nome Six-Pack.

abs

Unknown disse...

cara depois de mulher um muscle car é um companheiro e tanto o dodge challenger é um grande classico dos anos 70 e o chevrolet chevvele nem se fala com seu v8 de 427 polegadas cubicas,mas o dodge é o melhor principalmente o do filme velozes e furiosos com seu motor de 900 cavalos que é pilotado pelo ator vin diesel. tenho 15 anos e so apaixonado por um muscle cars.

Luiz disse...

Bellote, ta a venda esse dai ?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails